Comissão aprova Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics — Senado Notícias


A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou a criação no Senado da Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O PRS 11/2023, do senador Irajá (PSD-TO), segue agora para a Comissão Diretora do Senado.

O relatório pela aprovação de criação da frente foi feito pelo senador Cid Gomes (PDT-CE) e apresentado pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). De acordo com o texto, o bloco, criado em 2001, entrou numa nova fase de consolidação a partir de 2015, com a criação do Banco do Brics (NBD) e do Arranjo Contingente de Reserva (ACR), mecanismo que visa ajudar integrantes do bloco que possam vir a enfrentar crises no balanço de pagamentos. 

— O Brics tem um potencial estrutural para se tornar um bloco bastante influente na governança global, através da atuação do NBD visando atenuar o desequilíbrio de poder que existe hoje nas instituições multilaterais, favorecendo a consolidação de um sistema verdadeiramente multipolar — apontou Mourão.

Na justificativa para a criação da Frente, Irajá destaca relatório do Itamaraty apontando que o  Brics corresponde a cerca de 23% do PIB global. Além disso, Rússia, China e Índia são potências nucleares. “O PIB total dos países do Brics supera hoje o dos EUA e da União Europeia”, acrescenta Irajá.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp