Presidente do TJTO e membros do Poder Judiciário participam de posse da diretoria da ABMCJ no Tocantins


A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini, a diretora adjunta da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargadora Angela Haonat, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier, prestigiaram a cerimônia de posse da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Comissão Tocantins (ABMCJ – TO), nesta quarta-feira (26/4), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO).

Na oportunidade, foram empossadas os membros da diretoria e do conselho fiscal da ABMCJ-TO, que tem a advogada Gizella Magalhães Bezerra como presidente e a procuradora de justiça Maria Cotinha Bezerra como vice-presidente. As magistradas Umbelina Lopes e Luciana Aglatzankis também integram a nova composição, ocupando os cargos de secretária adjunta e conselheira fiscal suplente, respectivamente.

Homenagens
A solenidade contou com homenagens às integrantes da atual mesa diretoria do Tribunal de Justiça do Tocantins, biênio 2023-2025, que conta com composição 100% feminina e que tem como  integrantes as desembargadoras Etelvina Maria Sampaio Felipe (presidente); Ângela Prudente (vice-presidente); Maysa Vendramini Rosal (corregedora-geral); Jacqueline Adorno (vice-corregedora); e, ainda, Angela Haonat (diretora adjunta da Esmat). 

 

Presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, recebe homenagem durante posse da diretoria da ABMCJ

Com a Láurea de Mulher Protagonista, foram homenageadas mulheres que foram precursoras na ocupação de cargos, dentre elas a desembargadora Jacqueline Adorno, primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Tocantins e presidir o Tribunal Pleno do TJTO; e a desembargadora Ângela Haonat, primeira advogada eleita ao quinto constitucional do  TJTO.

 

 A presidente da ABMCJ entrega homenagem à corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini, ao lado do desembargador Eurípedes Lamounier

Já com a Láurea de Reconhecimento, a ABMCJ-TO homenageou 17 mulheres investidas atualmente em cargos de chefia ou que são símbolos de representatividade no Sistema de Justiça. Do TJTO receberam a honraria, as juízas Odete Almeida – presidente da Asmeto; Rosa Maria Gazire Rossi – juíza auxiliar da Presidência; Flávia Afini Bovo – diretora do Foro de Palmas; Juliane Marques – vice-presidente da AMB; Ana Paula Brandão Brasil – ouvidora eleitoral; e  Edssandra Barbosa – coordenadora do programa +Mulher +Democracia do TRE-TO. Do Poder Judiciário também foram homenageadas as servidoras Jeane Justino, chefe de gabinete da Presidência; Lívia Guimarães, chefe de gabinete da Corregedoria-Geral da Justiça;  Maria Vera de Lima Nogueira, presidente da Associação dos Servidores (ASTJ); e  Alessandra Adorno,  coordenadora da Ouvidoria da Mulher do TJTO. 

Aula Magna 
A programação do evento contou ainda com uma aula magna sobre Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, com a juíza Renata do Nascimento e Silva, diretora do Foro de Paraíso do Tocantins, e com a vice-presidente nacional da ABMCJ, Alice Bianchini, como debatedora. 

O Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero é um instrumento de transformação à disposição da magistratura brasileira, para que o Poder Judiciário busque eliminar julgamentos carregados de preconceitos, de estereótipos e de desigualdade. (Com informações ASCOM TRE-TO)

 



FONTE

Comentários estão fechados.