Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins
Estudantes da Escola Estadual Vale do Sol, em Taquaralto, participaram nesta segunda-feira, 7, do Ciclo de Diálogos sobre a Lei Maria da Penha, promovido pelo Núcleo Maria da Penha do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização no combate à violência contra a mulher.
O Ciclo de Diálogos foi conduzido pelas pedagogas Leila Maria Lopes da Silva e Bruna Raquel Resplandes a 103 estudantes do 6º ao 9º ano, que foram orientados sobre como identificar e denunciar situações de violência contra a mulher.
Colaborando com o debate, a estudante Karla Samira Magalhães Rodrigues, 13 anos, falou sobre a importância de ações de esclarecimento sobre a Lei Maria da Penha e fez uma fala sobre a dificuldade das mulheres romperem com o ciclo da violência.
“As pessoas questionam por que as mulheres não saem do relacionamento. Eu penso que não é fácil, pois muitas mulheres têm dependência emocional em relação aos seus companheiros e esperam pelo dia em que eles vão mudar”, declarou a estudante.
Certificados
No final do evento, os estudantes ainda receberam certificados de “Guardião do Lar”. Uma maneira de reforçar que eles foram capacitados a identificar, prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Núcleo Maria da Penha
O Núcleo Maria da Penha é coordenado pela promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli e tem como função garantir o cumprimento da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), atuando na prevenção e no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Para isso, atende as vítimas, promove o intercâmbio de informações, desenvolve campanhas educativas, fornece subsídios para as políticas públicas da área e emite pareceres técnicos. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Comentários estão fechados.