TJTO realiza descarte consciente de mais de 2400 lâmpadas


Com o intuito de garantir o descarte ambientalmente adequado aos resíduos de lâmpadas usadas e contribuir na redução da poluição do meio ambiente, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na tarde desta sexta-feira (22/9), o descarte de pouco mais de 2.400 lâmpadas, sendo fluorescentes e de leds. 

As lâmpadas descartadas foram utilizadas nos mais de 40 prédios do judiciário tocantinense espalhados pelo Estado. A ação ocorreu por intermédio de uma empresa especializada na prestação de serviços de coleta, transporte, processamento e destinação final de resíduos e rejeitos de lâmpadas.

A contratação de uma empresa especializada para o descarte se dá em razão de os resíduos de lâmpadas serem classificados como tóxicos e altamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. O mercúrio presente nesses materiais, mesmo que em pequena quantidade, é um metal pesado de características altamente nocivas que, quando liberado na natureza, tanto em estado natural ou sob a forma de vapor, pode prejudicar seres humanos, animais, plantas ou penetrar no solo e contaminar os lençóis freáticos.

O PJTO assume responsabilidade na adoção de medidas que proporcionem uma melhor gestão socioambiental e entende que o descarte correto de lâmpadas é um fator estratégico de sustentabilidade.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp