Há sete anos apresentando o TJTO à comunidade, projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” recebe alunos do Colégio Dom Alano
Iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) para aproximar ainda mais o Poder Judiciário da sociedade, o projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” recebeu, na tarde desta quinta-feira (26/10), a visita de alunas e alunos do 2º e 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday.
No auditório do TJTO os estudantes foram recebidos pelo ator Osmar Casagrande, que neste projeto interpreta o desembargador Joaquim Teotônio Segurado. E aqui vale lembrar que, além de nomear uma das principais avenidas da capital Palmas, este magistrado nascido em Portugal foi ouvidor de Goiás no século XIX e é referenciado como o marco fundador da luta pela criação do Estado do Tocantins.
Foram essas as palavras escolhidas pelo personagem para se apresentar aos visitantes, incluindo menção a outros dois idealistas que lutaram para que a emancipação deste território se tornasse realidade, o magistrado Feliciano Machado Braga e o político José Wilson Siqueira Campos.
Tour
Feitas as apresentações, Teotônio conduziu os adolescentes ao roteiro que, desde 2016, já realizou mais de 500 visitas guiadas por dentro do Palácio Rio Tocantins. Das escadas mostrou os painéis azulejados, situados no espelho d’água. Em seguida, no hall de entrada, o mobiliário remanescente dos primeiros anos de atuação do Poder Judiciário no Tocantins e a sala OAB 4.0, espaço disponibilizado pelo TJTO no auxílio ao trabalho de advogadas e advogados tocantinenses.
Alguns degraus acima, foi a vez dos estudantes conheceram as câmaras cível e criminal. Lá, o personagem explicou a diferença entre as jurisdições, além da disposição e precedência dos assentos destinados às autoridades. E ao chegarem no terceiro andar, conheceram as galerias dos ex-presidentes do TJTO, dos visitantes ilustres e das desembargadoras e desembargadores que, ao longo de três décadas, serviram e servem à Justiça no Estado do Tocantins.
Crer e Conhecer
A visita terminou no Tribunal do Pleno. E, visivelmente emocionado, o ator Osmar Casagrande, ou o personagem Teotônio Segurado (a interpretação fidedigna é comum confundir os espectadores), refletiu sobre como a importância e o compromisso com a educação pode guiar o futuro da juventude e do Tocantins. “Na vida temos a crença e o conhecimento. Crer no conhecimento nos faz conexão com o mundo. E crer no ‘ouvi dizer’ nos limita ao improvável. O futuro de vocês está no conhecimento, e com o conhecimento vocês podem construir o futuro do Estado do Tocantins”.
Responsável por acompanhar os alunos, o professor Dalmo Fernandes, ministra as disciplinas Geopolítica em Foco e “Vozes da Juventude”. Segundo ele, as visitas em instituições públicas promovem um exercício de cidadania aos estudantes. “É uma oportunidade desses jovens saírem além dos muros da escola e se sentirem pertencentes a essas instituições. Elas estão próximas, mas muitos ainda conhecem. Então é uma forma de oportunizar esse acesso. E acredito que esse contato faz com que eles reconheçam a necessidade de estudar e se tornarem cidadãos críticos, autônomos, conscientes”, disse.
Segunda Chance
A Yasmin Barbosa tem 16 anos e estuda o 2º ano do ensino médio no Colégio Dom Alano. Durante a visita disse ao personagem Teotônio Segurado que pretende cursar Direito na faculdade, e foi convidada a vestir a toga usada pelos advogados na sustentação oral durante as sessões do Pleno. “Todo mundo tem direito a uma segunda chance, não é? Então, eu pretendo trabalhar para que as pessoas possam ter esse direito”, comentou a estudante.
Serviço
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a proposta do projeto “Por dentro do Palácio da Justiça”. Agendamento de visitas para turmas de alunos, estudantes universitários e público em geral podem ser feitas pelo e-mail
Comentários estão fechados.