Ferramentas com inteligência artificial são apresentadas no primeiro Encontro de Presidentes dos Tribunais de Justiça de 2024


Começou na noite desta quarta-feira (24/1) o IX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em Foz do Iguaçu (PR).  O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, e pelo desembargador Carlos França, presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Etelvina Maria Sampaio Felipe, participa do encontro, acompanhada da juíza auxiliar Rosa Maria Gazire Rossi, da diretora-geral Ana Carina Mendes Souto, das diretoras de Tecnologia da Informação e de Comunicação Social, Alice Carla Setúbal e Kézia Reis, respectivamente, e do fotógrafo Rondinelli Ribeiro. 

O evento segue até esta sexta-feira (26/1) e está sendo marcado pela apresentação de ferramentas com inteligência artificial.

“Em busca do compartilhamento de boas práticas, tenho a honra de lançar hoje a evolução da primeira inteligência artificial generativa exclusiva do Poder Judiciário. É a primeira pesquisa de jurisprudência funcional utilizando a inteligência artificial generativa, a JurisprudênciaGPT, que estará disponível para todos os Tribunais brasileiros”, anunciou o presidente do TJPR.

De acordo  com o Judiciário paranaense, a  JurisprudênciaGPT foi desenvolvida pelo Ateliê de Inovação do Gabinete da Presidência do TJPR, pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TJPR e a Partner Microsoft Top 365. As pesquisas começaram em março de 2023 e no sistema já está disponível a busca de todos os acórdãos de jurisprudência lavrados em 2023. A previsão é que até março de 2024, quase cinco milhões de acórdãos estejam disponíveis na plataforma.  O funcionamento da ferramenta foi apresentado durante a abertura do encontro.

Compartilhamento de boas práticas
“Esse é um papel fundamental do Consepre, facilitar o intercâmbio entre os Tribunais, as trocas de ideias entre presidentes e equipes técnicas”, ressaltou o desembargador Carlos França, presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Neste sentido, durante a manhã desta quinta-feira (25/1) os participantes acompanharam o workshop “NatJusGPT”,  outra ferramenta com Inteligência Artificial desenvolvida pelo TJPR, e que foi apresentada por Rafael Coninck Teigão, Leonardo de Andrade Fogaça e Hélio Sá, integrantes da Justiça paranaense. A IA promete trazer agilidade na tramitação de demandas judiciais de saúde. Os desenvolvedores informaram que o banco de dados que alimenta a ferramenta é fechado e exclusivo do TJPR, o que garante uma consulta mais segura.

O painel “Execução fiscal – Enfrentamento de estoque e boas práticas”, apresentado pelos juízes do TJPR Marcelo Mazzali e Plinio Augusto Penteado de Carvalho encerrou a programação desta quinta-feira (25/1). Os magistrados apresentaram as boas práticas realizadas na Comarca de Curitiba (PR), a exemplo da secretaria unificada para atendimento da execução fiscal.

Programação
Na sexta-feira (26/01), às 10 horas, o desembargador Ary Raghiant Neto irá falar sobre “A reforma tributária e os possíveis efeitos na gestão dos Tribunais de Justiça”. No período da tarde, será apresentada a palestra “Terceirização no Poder Judiciário. Serviços que podem ser terceirizados, modelos de terceirização já validados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e base legal”, por Vinícius Rodrigues Lopes.

O encerramento do IX Consepre será às 15h30 da sexta-feira (26/01), com a participação do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin.  Após o encerramento, será realizada a cerimônia de posse da nova Comissão Administrativa do Consepre, eleita durante o VIII Encontro, realizado em Manaus (AM) em novembro de 2023. (Com informações do TJPR)



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp