TJTO participa do I Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal


Nesta sexta-feira (12/4), a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, e o juiz auxiliar da presidência, Roniclay Alves de Morais, estão em Rio Branco (AC), representando o Judiciário tocantinense no I Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal. Também integra a comitiva tocantinense e participa da programação, o vice-governador do Estado, Laurez Moreira, representando o governador Vanderlei Barbosa.

Com o tema “O Poder Judiciário na Amazônia: diálogos e cooperação para o bem servir”, o evento reúne representantes de todos os tribunais da região Norte, promovendo um intercâmbio de experiências e boas práticas, funcionais e administrativas.

Rede de Cooperação

O objetivo do encontro, de acordo com a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, é possibilitar uma rede de cooperação entre os tribunais para a identificação de desafios e a busca por soluções mais eficientes e consistentes em benefício dos cidadãos residentes no norte do Brasil.

“É uma oportunidade de trocas enriquecedoras e aprendizados. Acreditamos firmemente que, juntos, podemos encontrar soluções inovadoras e eficazes para os desafios que enfrentamos em nossa região na garantia de fazer justiça. Nossa busca permanente é promover políticas públicas mais integradas e abrangentes, atendendo de forma mais completa às necessidades da população”, disse a presidente do TJAC.

Boas Práticas

Durante a programação, as autoridades participantes vão expor as boas práticas desenvolvidas por seus respectivos tribunais. Pelo TJTO, o juiz auxiliar da presidência, Roniclay Alves de Morais, vai apresentar o projeto “Desvendando o Plano de Logística Sustentável”, documento criado com o apoio do artista gráfico Sidan Orafa, que utiliza a linguagem simplificada e a facilitação visual para apresentar as metas e índices de desempenho socioambiental do Judiciário tocantinense.

Para a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, encontros como este proporcionam um valioso compartilhamento de experiências, coordenando esforços para enfrentar os desafios que afetam a região.

“A cooperação judiciária desempenha um papel crucial na proteção ambiental, no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da governança ambiental em toda a Amazônia Legal. E o trabalho conjunto, sob os pilares da cooperação, permite a efetivação da Justiça e da cidadania, como diz a nossa Constituição Federal, além do empoderamento das comunidades locais e a aproximação às suas reais necessidades”, disse a vice-presidente do TJTO.

Carta da Amazônia

Marca o encerramento do evento, a assinatura da Carta do Judiciário da Amazônia contendo as diretrizes a serem seguidas pelos tribunais. O I Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal é promovido pelo Poder Judiciário do Acre em parceria do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) e o Governo do Acre.

 



FONTE

Comentários estão fechados.