» Servidores fazem curso sobre IA Generativa, desafios e oportunidades de uso pelos TCs


Servidores fazem curso sobre IA Generativa, desafios e oportunidades de uso pelos TCs

2 Visualizações

Publicado: 26 de novembro de 2024 – Última Alteração: 26 de novembro de 2024

Capacitação vai contribuir para a eficácia do controle de processos nas plataformas digitais

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), realizou, nesta segunda e terça-feira, 25 e 26 de novembro, o curso Novas Fronteiras do Controle Externo – Inteligência Artificial (IA) Generativa: Desafios e Oportunidades de Uso pelos Tribunais de Contas.

A capacitação está sendo ministrada pela professora dra. Ana Carla Bliacheriene, especialista em Direito Financeiro e em Inteligência Artificial (IA) Generativa para Transformação Digital da Administração Pública, da Universidade de São Paulo (USP). O outro instrutor é o professor dr. Luciano Vieira de Araújo, também da USP, professor de Sistemas da Informação, especialista em Inteligência Artificial (IA) e coordenador do grupo de pesquisa SmartCitiesbr.

O professor Luciano explicou que o curso tem como objetivo mostrar e ensinar o uso da IA generativa para lidar com demandas profissionais. Ainda segundo o professor, trata-se de um diferencial capaz de adotar uma linguagem natural e fácil de ser compreendida. “É uma ferramenta de apoio que permite trabalhar com grandes volumes de processos”, destacou.

Para a diretora do Iscon, Aida Amaral, o curso contribuirá para o cruzamento de informações nas plataformas digitais, facilitando o controle de todos os processos digitais. Aida ressaltou ainda que a Inteligência Artificial (IA) é um caminho sem volta e que todos os servidores devem se capacitar. “Por isso, devem ser oferecidos mais cursos dessa natureza”, concluiu.

Nesse primeiro curso, foram oferecidas 50 vagas para servidores de todos os setores do Tribunal de Contas (TCE/TO), com carga horária de 8 horas.



FONTE

Comentários estão fechados.