» TCETO desenvolve painel moderno que otimiza cobranças e eleva a transparência
TCETO desenvolve painel moderno que otimiza cobranças e eleva a transparência
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Publicado: 13 de dezembro de 2024 – Última Alteração: 13 de dezembro de 2024
Ainda em fase interna, ‘Cartório de Contas em Números’ transforma dados complexos em informações úteis
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) desenvolveu o painel “Cartório de Contas em Números”, uma ferramenta de acompanhamento das atividades de cobrança realizadas pelo Cartório de Contas, Secretaria de Estado da Fazenda e Procuradoria-Geral do Estado. O painel, que ainda está restrito para uso interno, foi projetado para transformar dados dispersos em insights visuais e acessíveis, promovendo maior eficiência, transparência e agilidade na gestão das sanções aplicadas pelo Tribunal.
O desenvolvimento do painel que em breve será liberado para o acesso do público externo, envolveu um trabalho de mapeamento das atividades críticas e definição dos principais indicadores de desempenho. De acordo com a coordenadora do Cartório de Contas do TCETO, Ana Carolina Ribeiro de Moraes Paulo, a criação da ferramenta é fruto de um entendimento estratégico do negócio aliado à expertise tecnológica.
“O painel foi pensado para integrar diversas fontes de dados em tempo real, permitindo que decisões sejam tomadas com base nas informações mais atualizadas. Além de ser interativo e flexível, ele reflete a nossa preocupação em transformar dados complexos em soluções práticas que agregam valor às atividades do setor e promovem a transparência”, explicou a coordenadora.
O projeto exigiu uma integração robusta de sistemas e a criação de algoritmos avançados que categorizam e destacam tendências automaticamente. Em sua fase inicial, quase mil processos judiciais foram analisados manualmente por uma equipe especial montada pela presidência do TCETO. Essa análise detalhada possibilitou o cruzamento de informações entre os sistemas internos do Tribunal e dados fornecidos por órgãos externos, como a Secretaria da Fazenda e a Procuradoria-Geral do Estado.
Com o painel, o tempo de tomada de decisão será significativamente reduzido, beneficiando tanto a equipe interna quanto os parceiros envolvidos nos procedimentos de cobrança. Além disso, a ferramenta permite que gestores personalizem relatórios e filtros de acordo com suas necessidades específicas, destacando a flexibilidade como um dos principais diferenciais.
“O ‘Cartório de Contas em Números’ é mais do que uma solução tecnológica; é uma demonstração clara de como o uso estratégico de dados e a inovação podem transformar a gestão pública. Ele reforça nosso compromisso com a eficiência e a transparência na aplicação dos recursos públicos”, concluiu Ana Carolina.
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