» TCETO participa de projeto piloto para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional


TCETO participa de projeto piloto para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

2 Visualizações

Publicado: 17 de dezembro de 2024 – Última Alteração: 17 de dezembro de 2024

Nova tecnologia de coleta biométrica agiliza processo e aumenta segurança na identificação dos cidadãos

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, servidores e membros do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) participaram do projeto piloto de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO) e o Instituto de Identificação do Tocantins. A ação foi realizada no Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), com atendimento oferecido pela Banca Volante.

A nova CIN substitui o Registro Geral (RG) e utiliza tecnologia avançada de coleta biométrica digitalizada, extinguindo a coleta com tinta e papel. Os dados são colhidos rapidamente e armazenados digitalmente no data center da SSP/TO.

O secretário da SSP, Wlademir Mota Oliveira, destacou a importância dessa modernização. “É uma grande evolução, um passo gigantesco no que há de tecnologia para identificação de pessoas. E o TCETO, simbolicamente, como órgão fiscalizador, mostra a seriedade ao atestar na prática esse serviço que será entregue à população”, afirmou.

Para o presidente do TCETO, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, a participação no projeto piloto reforça o compromisso do Tribunal com a modernização e a cidadania. “Nós acreditamos que isso confere cidadania às pessoas. É um procedimento simples, moderno e eficiente, que identifica o cidadão em todo o território nacional. Isso é o progresso chegando e é muito bom para todos: para a segurança pública, para o cidadão e para o país”, ressaltou.

O documento traz o número do CPF como registro único e válido em todo o Brasil, garantindo mais segurança na identificação dos cidadãos. Sandro Rogério, servidor do TCETO que aproveitou a oportunidade para emitir a nova carteira, elogiou o sistema: “Essa nova identificação ajuda tanto na segurança quanto em questões criminais, evitando casos de homônimos. É muito prático, seguro e, o melhor de tudo, não suja os dedos”, comentou.

CIN: Modernização e agilidade

A nova Carteira de Identidade Nacional começou a ser emitida em janeiro deste ano no Tocantins. Desde então, mais de 130 mil pessoas, cerca de 10% da população do Estado, já emitiram o documento. Agora, com a biometria digital, o tempo de espera para a entrega deve ser reduzido pela metade: de 60 para 30 dias no interior e de 15 para apenas 7 dias na capital.

O secretário Wlademir Mota anunciou que o projeto continuará em 2025. “A partir do próximo ano, o Núcleo de Identificação da Assembleia Legislativa será um dos pontos de atendimento. Gradualmente, a emissão será expandida para os postos da capital e das oito regionais até o final do primeiro semestre”, explicou.

A primeira via do documento, tanto física quanto digital, é oferecida gratuitamente à população. A CIN representa um marco na modernização dos documentos no Brasil, alinhando-se a padrões internacionais de segurança e eficiência.



FONTE

Comentários estão fechados.