Circuito Cultural Infantil 2025 da Educação de Palmas promoverá musicalidade, contação de histórias e movimento | Prefeitura Municipal de Palmas


Circuito Cultural Infantil 2025 da Educação de Palmas promoverá musicalidade, contação de histórias e movimento

Projeto prevê contação de histórias, fábulas, poesias e literatura regional, canções infantis, populares e regionais, brincadeiras, jogos cantados e expressão corporal_

O Projeto Circuito Cultural Infantil 2025 será desenvolvido em todos os centros municipais de educação infantil (Cmei’s) de Palmas e nas escolas que atendem a Educação Infantil na rede municipal de ensino, de 14 a 17 de abril, dividido em  musicalidade, contação de histórias e movimento, conforme o calendário escolar. A programação prevê a realização de contação de histórias clássicas, fábulas, poesias e literatura regional; canções infantis, populares e regionais, brincadeiras, jogos cantados e expressão corporal. 

A proposta do projeto valoriza a autonomia das unidades educacionais, permitindo que cada equipe pedagógica escolha o fio condutor das atividades conforme seus projetos investigativos de turma, projeto macro ou literatura infantil. Nas apresentações, serão utilizadas ambientações sonoras e rodas cantadas com repertório de artistas e grupos musicais infantis que estimulam a ludicidade, o movimento e o gosto pela música, contemplando tanto a cultura popular quanto produções contemporâneas e regionais.

Para as atividades voltadas à leitura e contação de histórias são escolhidas obras de autores regionais que podem participar do evento. Embasadas nos conteúdos literários apresentados durante a construção dos projetos investigativos da unidade, são organizados espaços de leitura, uso de fantoches, teatro de sombras, encenações e contação de histórias com participação das crianças e criação de painéis ilustrados coletivamente.

O projeto visa promover experiências que favoreçam o desenvolvimento motor, a percepção corporal e a criatividade, além de fortalecer vínculos afetivos e promoção do bem-estar das crianças, as atividades priorizam o movimento dos alunos com brincadeiras tradicionais como ciranda, pula corda, estátua, dança das cadeiras, amarelinha, batata quente e pega-pega. Há também na proposta a realização de jogos cantados, coreografias com canções infantis e expressão corporal livre, inspirada em histórias ou músicas do repertório da turma e circuitos psicomotores com materiais diversos como túneis, bambolês, cordas, cones e elementos da natureza.

Ainda nesta vertente há atividades que integram música e movimento como dança com lenços, com colheres, com elementos da natureza, ritmos regionais, percussão corporal e vivências de relaxamento e consciência corporal como massagem, respiração e yoga para crianças.

Texto: Rogério Franco

Edição: Denis Rocha



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp