Contratações sustentáveis ganham força no Judiciário do Tocantins


A partir de agora, todas as compras e contratações realizadas no âmbito do Judiciário tocantinense devem seguir as diretrizes do Guia Nacional de Contratações Sustentáveis, elaborado pela Consultoria-Geral da União da Advocacia-Geral da União (CGU/AGU). A medida representa mais um passo importante do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) em direção a uma gestão pública mais consciente e responsável, e reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade.

Determinação da Presidência do TJTO torna o documento referência oficial para os processos de aquisição de bens e contratação de serviços. Somente neste ano de 2025, o Plano Anual de Contratações prevê 1.454 itens/ações, e a adoção do Guia representa uma escolha estratégica, alinhada à visão de um Judiciário mais eficiente, ético e comprometido com o bem coletivo.

Para a coordenadora da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa/TJTO), Luciene Dantas, a iniciativa traz múltiplos impactos positivos. “A adoção do Guia pelo TJTO confere ainda mais relevância à pauta socioambiental e alerta cada servidor(a) para o cuidado que deve ser observado na elaboração dos artefatos de contratação”, destacou ela, ressaltando que, assim, pode resultar em mais economicidade, responsabilidade social e preservação ambiental e contribui “diretamente para os indicadores do Plano de Logística Sustentável (PLS) e para a construção de uma sociedade mais consciente, ambientalmente saudável e socialmente justa.”

 

Monitoramento

A orientação é que todas as unidades acompanhem continuamente os resultados gerados pela aplicação do guia, avaliando sua efetividade no cotidiano institucional. Além disso, é fundamental que se mantenham atualizadas, utilizando sempre a versão mais recente do documento.

Ao institucionalizar práticas de sustentabilidade nas contratações, o TJTO reafirma seu papel como agente transformador, promovendo uma cultura organizacional comprometida com a eficiência administrativa e o cuidado com as futuras gerações.

 

 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp