Desembargador Adolfo Amaro Mendes toma posse como presidente do TRE-TO para o biênio 2025/2027


O desembargador Adolfo Amaro Mendes tomou posse nesta quinta-feira (3/7) como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para o biênio 2025/2027. Na mesma Sessão Solene, realizada no auditório do TRE, em Palmas, também foram empossados o desembargador João Rodrigues Filho, como vice-presidente e corregedor regional eleitoral, e a juíza Silvana Parfieniuk, reconduzida ao cargo de ouvidora regional eleitoral e ouvidora das Mulheres+.

A mesa solene foi composta pelos membros da Corte Eleitoral e por autoridades, como a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

Eleição
A cerimônia foi conduzida inicialmente pelo então presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, que presidiu o TRE-TO no biênio 2023/2025. Na ocasião, foi realizada a eleição para a escolha do cargo de presidente, por meio de urna eletrônica. O desembargador Adolfo Amaro foi eleito por unanimidade e aclamação.

Após a proclamação do resultado, o novo presidente assumiu a condução da sessão e deu posse aos demais integrantes da mesa diretora.

Durante os pronunciamentos, o desembargador Adolfo Amaro destacou os princípios que irão nortear sua gestão à frente da Justiça Eleitoral tocantinense:
“Recebo com humildade essa missão, mas com o firme propósito de liderar com responsabilidade, ética e compromisso com o interesse público. Os eixos prioritários da minha gestão serão a integridade, a conformidade e a produtividade.”

O novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral também se manifestou sobre os desafios da nova função:
“A responsabilidade é imensa, mas não faltará dedicação para desempenhar as funções que me estão sendo confiadas, como sempre fiz em toda a minha carreira”, afirmou o desembargador João Rodrigues Filho.

Reconduzida à Ouvidoria, a juíza Silvana Parfieniuk agradeceu a confiança e destacou a relevância do canal de escuta da sociedade:
“A Ouvidoria é a voz do cidadão. Pretendemos ampliá-la ainda mais, tornando-a uma referência não só no Tocantins, mas em todo o Brasil.”

Em sua fala de despedida, o desembargador João Rigo Guimarães fez um balanço positivo de sua atuação na presidência do TRE-TO:
“Estive dois anos à frente do TRE. Pude contar com os membros da Corte, servidores, colaboradores e estagiários. Agradeço de coração o esforço e a compreensão de todos.”

Composição da Corte Eleitoral do TRE-TO
A Corte é formada por sete membros titulares: dois desembargadores, dois juízes de direito, um juiz federal, dois juristas indicados pela OAB e o procurador regional eleitoral.

Membros titulares:

Des. Adolfo Amaro Mendes (presidente), Des. João Rodrigues Filho (vice-presidente e corregedor), juíza Silvana Maria Parfieniuk (ouvidora), juiz federal Wagmar Roberto Silva, juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, juiz Antônio Paim Broglio, juiz Rodrigo de Meneses dos Santos, procurador Rodrigo Mark Freitas.

Membros substitutos:

Des. Ângela Issa Haonat, juiz Igor Itapary Pinheiro, juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira, juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro, juiz Renan Albernaz de Souza, juiz Nelson Coelho Filho, procurador Álvaro Lotufo Manzano.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp