Trabalhadores da saúde de Palmas participam de Dia D de conscientização contra as hepatites virais | Prefeitura Municipal de Palmas


Trabalhadores da saúde de Palmas participam de Dia D de conscientização contra as hepatites virais

Evento contou com uma palestra e dinâmica sobre as hepatites, abordando desde o manejo clínico até a importância do diagnóstico precoce

Profissionais da saúde do Município de Palmas participaram, nesta terça-feira, 15, do Dia D de Conscientização contra as Hepatites Virais, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O evento contou com uma palestra e dinâmica sobre as doenças, abordando desde o manejo clínico até a importância do diagnóstico precoce, além de ressaltar cuidados essenciais relacionados ao tratamento. A capacitação faz parte das atividades em alusão ao Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais.

A palestra foi conduzida pela médica hepatologista do Estado, Nadja Duarte Oliveira de Sousa Chiavini, que compartilhou dados atualizados sobre as hepatites virais, formas de transmissão, estratégias de imunização e orientações sobre como os profissionais de saúde devem se comportar ao lidar com pacientes que apresentem sintomas. “O Julho Amarelo destaca essa questão, mas é fundamental que a discussão sobre hepatites seja constante ao longo do ano. Por isso, promovemos essa capacitação para assegurar que a informação chegue a todos os servidores”, ressaltou a doutora.

A enfermeira da Semus Carolina Freitas, uma das participantes do evento, enfatizou a relevância das informações discutidas, especialmente para os profissionais que atuam diretamente nas unidades de saúde. “Os pacientes do Profilaxia Pré-Exposição, a PrEP, por exemplo, recebem a imunização contra a hepatite A. Essas oficinas trazem um conhecimento essencial para que os trabalhadores se sintam mais preparados para lidar com essas situações”, afirmou.

Dinâmica

O evento também foi uma oportunidade para estreitar os laços entre os profissionais de saúde e discutir, em uma dinâmica de perguntas e respostas, formas de aprimorar os protocolos de atendimento. O compartilhamento de experiências serviram como ferramentas para fortalecer o compromisso coletivo contra as hepatites virais, garantindo uma melhor resposta ao tratamento e prevenção dessas doenças aos pacientes.

Texto: Rodrigo Marques

Edição: Juliana Matos

Enfermeira da Semus Carolina Freitas, ressalta importância da oficina – Foto: Semus



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp