Professoras de Palmas participam de prestigiado programa de formação nos EUA | Prefeitura Municipal de Palmas
Professoras de Palmas participam de prestigiado programa de formação nos EUA
O PDPI é um programa que oferece cursos intensivos de seis semanas em universidades americanas para professores de inglês da rede pública de educação básica no Brasil
Duas professoras da rede municipal de ensino de Palmas estão representando Palmas em um dos mais prestigiados programas de formação de professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos, o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa (PDPI), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright e o Institute of International Education (IIE).
Suiane Francisca da Silva e Neuzilene Jorge de Sousa, professoras efetivas de Língua Inglesa, são as únicas representantes de Palmas entre os 299 professores de todo o Brasil selecionados para participar de um curso intensivo de seis semanas em universidades norte-americanas, com foco no aprimoramento das competências linguísticas e pedagógicas de professores da rede pública de educação básica. A edição de 2025 teve início com a Pre-Departure Orientation (PDO), realizada em São Paulo entre os dias 23 e 28 de junho.
As participantes embarcaram para os Estados Unidos, onde permanecerão até o dia 9 de agosto. Durante o programa, as educadoras palmenses participam de atividades acadêmicas e culturais que visam fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas: compreensão, fala, leitura e escrita em inglês; aprimorar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação e vivenciar a história e cultura norte-americana para enriquecer o currículo do ensino de inglês no Brasil.
Segundo as professoras, o processo seletivo foi altamente criterioso, composto por diversas etapas eliminatórias, incluindo a realização do exame internacional Toefl ITP destinado a avaliar o nível de proficiência em inglês dos candidatos.
Oportunidade
Suiane Francisca da Silva, docente da Escola de Tempo Integral (ETI) Professora Sueli Pereira, foi aceita pela Michigan State University (MSU), em East Lansing, uma das maiores e mais influentes universidades públicas de pesquisa do mundo. “Quando soube do programa, vi nele uma chance única de ampliar meus horizontes, e, principalmente, de voltar com novos saberes para partilhar com meus alunos e colegas”, disse. “A vivência internacional, os novos métodos de ensino e a troca com professores de diferentes realidades têm ampliado minha compreensão sobre o ensino da língua inglesa em diversos contextos e me inspirado a desenvolver aulas mais dinâmicas e inclusivas.”
Já Neuzilene Jorge de Sousa, professora da ETI Caroline Campelo, foi aceita pela Missouri State University, em Springfield. Fundada em 1905 como uma escola voltada à formação de professores, a instituição se consolidou como uma universidade pública de grande relevância nos Estados Unidos. Segundo a educadora, a vontade de participar do curso surgiu do desejo de aprimorar suas habilidades e vivenciar uma imersão cultural e acadêmica que enriquecesse tanto sua prática docente. “Estar nos Estados Unidos, participando deste programa, tem sido uma experiência maravilhosa, repleta de aprendizados significativos. Cada aula, troca de experiências com professores de diferentes regiões do Brasil e o contato direto com a cultura americana têm ampliado minha visão sobre o ensino de inglês e fortalecido minha confiança profissional. Isso me motiva a buscar novas abordagens e estratégias que certamente levarão mais engajamento e significado às minhas aulas”, afirmou.
Texto: Iolete Marques
Edição: Juliana Matos



Comentários estão fechados.