Prefeitura de Palmas disponibiliza cartilha digital com orientações para viajantes | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas disponibiliza cartilha digital com orientações para viajantes

Informações elaboradas pela Semus auxiliam no antes, durante e depois das viagens para que todos aproveitem período de férias com segurança

Mesmo na reta final de julho, mês de férias escolares e temporada de praias no Tocantins, muitas pessoas ainda planejam aproveitar as últimas semanas para viajar. Pensando nisso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), lançou a Cartilha do Viajante com orientações e cuidados antes, durante e depois das viagens.

O primeiro passo é planejar tudo com segurança: fazer uma avaliação médica, especialmente para quem tem doenças crônicas, conferir o cartão de vacinação, evitar viajar doente ou com suspeita de alguma enfermidade e organizar os medicamentos de uso contínuo, além de itens básicos. Para quem pretende praticar esportes radicais ou visitar áreas remotas, a recomendação é se preparar fisicamente, utilizar todos os equipamentos de segurança e seguir as orientações de profissionais.

Durante a viagem, é fundamental ter em mãos documentos pessoais, contatos de emergência e, se possível, o tipo sanguíneo. Também é importante informar a familiares ou acompanhantes se possui condições que exigem atenção especial, como alergias ou diabetes.

A diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Adriana Victor Ferreira Lopes, alerta para os cuidados com doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos, principalmente para quem vai viajar para áreas de mata ou à beira de rios. “Use camisas de mangas compridas, calças e calçados fechados. Aplique repelente nas áreas expostas da pele e verifique se sua vacina contra febre amarela está em dia. Caso não esteja, vacine-se com pelo menos dez dias de antecedência”, orienta.

A Cartilha do Viajante reúne essas e outras recomendações para garantir uma viagem mais tranquila e segura. O material foi elaborado pela Diretoria de Vigilância em Saúde, com apoio da Assessoria de Comunicação da Semus, e pode ser baixado aqui.

Texto: Fernanda Mendonça

Edição: Juliana Matos



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp