Secretarias de Palmas se articulam para ampliar vacinação e combater risco de doenças | Prefeitura Municipal de Palmas


Secretarias de Palmas se articulam para ampliar vacinação e combater risco de doenças

Ações fazem parte do Projeto Missão Imunizar, apresentado pela Semus na manhã desta segunda-feira, 28, e que visa ampliar cobertura vacinal com estratégias multisetoriais

A secretária municipal da Saúde (Semus), Dhieine Caminski, reuniu-se com os demais secretários da Prefeitura de Palmas para apresentar o Projeto Missão Imunizar e destacar a urgência de ampliar a cobertura vacinal na Capital. Atualmente, os índices de vacinação estão abaixo das metas do Plano Nacional de Imunização (PNI), elevando o risco de reintrodução de doenças já controladas, como o sarampo.

O Projeto Missão Imunizar visa reverter este cenário por meio do mapeamento e da imunização de todos os públicos, com foco especial nas crianças. Para isso, foram definidas ações integradas:

  • Parceria com a Educação: Na primeira semana de agosto, a Semus e a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizarão campanhas de vacinação diretamente nas unidades educacionais, iniciando uma busca ativa por crianças com o cartão de vacina desatualizado.
  • Ação Metropolitana: A Secretaria Municipal da Região Metropolitana articulará uma mobilização conjunta com os 31 municípios do entorno de Palmas.
  • Servidores Públicos: Também em agosto, a Semus promoverá uma campanha de atualização da caderneta de vacinação para os servidores municipais.

“O objetivo foi apresentar o Projeto Missão Imunizar e unir forças com todos os secretários para reverter a baixa cobertura vacinal em Palmas”, explicou a secretária Dhieine Caminski. “Vamos sistematizar e ampliar as ações a partir da contribuição de cada pasta.”

Como gesto simbólico e prático, a secretária pediu que todos os gestores presentes verificassem seus próprios cartões de vacinação e os de seus familiares, buscando as unidades de saúde para mantê-los em dia.

Texto: Aline Sêne

Edição: Juliana Matos



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp