Médicos da Prefeitura de Palmas participarão de capacitação sobre transtornos do neurodesenvolvimento | Prefeitura Municipal de Palmas
Médicos da Prefeitura de Palmas participarão de capacitação sobre transtornos do neurodesenvolvimento
Qualificação voltada aos profissionais da Atenção Primária em Saúde
A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), realizará capacitação sobre os transtornos do neurodesenvolvimento. A qualificação é voltada aos médicos da Atenção Primária em Saúde (APS) e será realizada de 19 a 26 de agosto, das 8 às 18 horas, na Fesp.
Neurodesenvolvimento refere-se ao processo de crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso, desde a concepção até a idade adulta, envolvendo a formação e conexão de neurônios, a organização de circuitos neurais e o desenvolvimento de funções cerebrais complexas.
O objetivo do treinamento é capacitar médicos generalistas para reconhecer e agir precocemente em casos de transtornos do neurodesenvolvimento na infância. A proposta inclui o reconhecimento dos principais sinais clínicos com base no DSM-5. Além disso, há a diferenciação entre quadros típicos e atípicos, a ênfase na importância do encaminhamento precoce e a apresentação de metodologias práticas utilizadas na formação médica, com foco na qualificação do atendimento à saúde infantil.
O presidente da Fesp, André Cavalari, destacou a importância da iniciativa.“A formação continuada fortalece o cuidado em saúde, contribui para o diagnóstico precoce, reduz desigualdades, garante atendimento humanizado e amplia o acesso aos direitos das pessoas com deficiência”.
As vagas foram definidas pela Semus, sem inscrições prévias, e a capacitação será oferecida mensalmente para contemplar todos até o fim do ano.
Texto: Daniel Reis – estagiário sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Denis Rocha
Comentários estão fechados.