Educação de Palmas promove Semana da Diversidade e Inclusão com atividades de integração e acolhimento | Prefeitura Municipal de Palmas


Educação de Palmas promove Semana da Diversidade e Inclusão com atividades de integração e acolhimento

As ações foram elaboradas e executadas em cada uma das unidades com o intuito de promover um ambiente de acolhimento e celebração das singularidades

A Rede Municipal de Ensino de Palmas promove até sábado, 23, a Semana da Diversidade e Inclusão com programação nas unidades educacionais que contempla uma série de ações integrativas, reunindo crianças e famílias em todas as unidades que atendem a Educação Infantil. Há apresentações culturais, atividades interativas e espaços de convivência foram preparados para proporcionar um momento de integração e troca de experiências. Nesta quinta-feira, 21, a equipe diretiva e multiprofissional do o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paraíso Infantil, em Taquaralto, realizou uma oficina de acolhimento e escuta destinada às famílias neurodivergentes.

A unidade preparou um encontro de acolhimento, escuta e troca de experiências entre as famílias das crianças atípicas matriculadas no Cmei. Mãe de criança atípica, Marilene Santos relatou parte da sua vivência durante a oficina de acolhimento e escuta destinada às famílias neurodivergentes do Cmei. “Agradeço a todos profissionais do Cmei e ao alerta para com o meu filho. Aconselho que havendo recomendação de buscar diagnóstico, aceitem e procurem a avaliação médica necessária”, relata a mãe.

A iniciativa faz parte do planejamento da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed). As ações se iniciaram na segunda-feira, 18, e foram elaboradas e executadas em cada uma das unidades com o intuito de promover um ambiente de acolhimento e celebração das singularidades. A diretora Jordana Jácome destaca a importância de trabalhar temas como inclusão, empatia e respeito desde os primeiros anos de vida. “A infância é a base de tudo. Quando trabalhamos inclusão, empatia e respeito desde cedo, estamos formando crianças mais conscientes, solidárias e preparadas para viver em sociedade”, afirma.

Segundo Jordana Jácome, o evento convida a comunidade escolar a olhar para a diversidade como um valor. “A Semana da Diversidade é um convite para olharmos para nós mesmos, reconhecermos nossas singularidades e aprendermos a valorizar o outro. É um passo importante para construirmos um ambiente escolar mais acolhedor, humano e inclusivo e reforça o compromisso da Educação Infantil em construir um futuro mais inclusivo e solidário”, destaca a diretora.

Texto: Aline Belous

Edição: Juliana Matos



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp