Educação de Palmas promove encontro com novos professores de Libras para construção colaborativa do currículo na rede municipal | Prefeitura Municipal de Palmas
Educação de Palmas promove encontro com novos professores de Libras para construção colaborativa do currículo na rede municipal
Formação contemplou educadores de Língua Brasileira de Sinais do 3º ao 5º ano
Professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que ingressaram recentemente na rede municipal de ensino de Palmas participaram na manhã desta quinta-feira, 21, do Encontro para Construção Colaborativa do Currículo de Libras. O encontro, que contemplou professores do 3º ao 5º ano, é uma iniciativa da Escola de Formação Permanente da Educação de Palmas (Efpep), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A técnica do setor de Currículo da Diretoria de Ensino Fundamental da Semed, Andreia Nunes, destacou que o objetivo é envolver os professores de Libras na construção do currículo da Língua Brasileira de Sinais no âmbito da rede municipal. “Essa construção está sendo feita por várias mãos, Semed e professores. Nesse encontro colaborativo, estudamos o conceito e utilização da Taxonomia de Bloom como suporte para a elaboração das habilidades que serão desenvolvidas no currículo do componente curricular da Língua Brasileira de Sinais e como a Taxonomia de Bloom nos ajuda nessa construção das habilidades. Estamos construindo algo inovador e nesse processo contamos com os novos educadores efetivos”, frisou.
A professora de Libras Zélia Miranda, que atua na Escola Municipal Olga Benário, destaca a importância da contribuição dos professores para a construção do currículo. “Essa formação é muito importante porque nós, professores, estamos juntos construindo o currículo de Libras como L2 (segunda língua) no município. Como se trata de uma disciplina nova, tudo ainda é muito recente e não existem muitas referências consolidadas. Temos uma ementa que serve como base, e a partir dela estamos desenvolvendo e adaptando o currículo. Hoje estamos plantando as sementes e, no dia a dia, em sala de aula, vamos descobrindo e ajustando metodologias e práticas pedagógicas para garantir que a Libras seja aprendida de forma natural, consolidando-se, de fato, como uma segunda língua”, destacou.
Segunda língua
Atualmente, na rede municipal de ensino, a disciplina de Libras é adotada como L2 (segunda língua) apenas nas escolas de tempo integral. O objetivo é expandir o currículo, proporcionando o aprendizado nas demais séries e unidades educacionais. “É um processo de construção demorado já que não é contemplado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nem no Documento Curricular do Tocantins (DCT)”, conclui Andreia Nunes.
Texto: Vania Machado
Edição: Iara Cruz

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