Ouvidoria da Mulher do TJTO participa do 2º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar, em João Pessoa


A ouvidora da mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente,  representa o Judiciário tocantinense no 2º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar (ENOE), que acontece em João Pessoa (PB). O evento, iniciado nesta quarta-feira (20/8) e com programação até sexta-feira (22/8), é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) e pela Rede de Estudos Jurídicos e Femininos (Redefem), com apoio da Escola Judicial da 13ª Região (Ejud13).

O ENOE reúne ouvidorias de âmbito nacional, integrando instituições públicas e privadas. No Poder Judiciário, a Ouvidoria da Mulher atua como canal de acolhimento e escuta para mulheres em situação de violência, fortalecendo a rede de proteção e enfrentamento.

A ouvidora destacou que o encontro é uma experiência enriquecedora, que permite dialogar com outras ouvidorias e conhecer práticas inovadoras no enfrentamento à violência de gênero. “Para nós, da Ouvidoria da Mulher do Tocantins, significa fortalecer nossa atuação e aprimorar o acolhimento, lembrando que ouvir é o primeiro passo para proteger, acolher e transformar a realidade das mulheres que buscam proteção e Justiça.”

A presidente do TRT da Paraíba e anfitriã do encontro, desembargadora Herminegilda Leite Machado, ressaltou a importância do tema. “Assumi a presidência do TRT da Paraíba em janeiro de 2025 plenamente consciente de que não poderia exercer esta função sem colocar, desde o primeiro momento, como um dos objetivos centrais de nossa atuação, o enfrentamento à violência de gênero”, afirmou.

A programação inclui painéis sobre direito e violência doméstica, debates sobre ações de enfrentamento à violência de gênero, lançamento de livros e apresentações culturais. O encontro também faz parte das comemorações pelos 40 anos de instalação do TRT-PB, celebrados em outubro deste ano.

Do TJTO, também participam a coordenadora da OUVMulher, Alessandra Adorno, e as assessoras Kamilla Prado e Vera Lúcia Moura.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp