no mês de combate à violência doméstica, presidente do TJTO visita Casa da Mulher Brasileira
No mês dedicado ao combate à violência doméstica e familiar, Agosto Lilás, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Maysa Vendramini Rosal, realizou uma visita institucional à Casa da Mulher Brasileira nesta sexta-feira (22/8). A data marca ainda o encerramento da 30ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, uma mobilização nacional que une força judicial e ação social no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, iniciada na última segunda-feira (18/8).
Ao lado da primeira-dama de Palmas e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, a presidente Maysa Vendramini destacou a Casa como importante instrumento de promoção da cidadania e de enfrentamento à violência de gênero.
“A Casa da Mulher Brasileira representa um marco na defesa dos direitos das mulheres. O Poder Judiciário é parceiro nessa missão de assegurar dignidade, proteção e acesso à Justiça”, afirmou.
Para a secretária Polyanna Siqueira Campos, a presença da desembargadora Maysa Vendramini Rosal reforça o compromisso de todas as mulheres com a proteção, o acolhimento e a valorização das mulheres de Palmas e de todo o Tocantins.
“Este espaço é um símbolo de esperança e cuidado. O trabalho integrado é fundamental para que possamos ampliar as oportunidades, garantir dignidade e fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres. Seguiremos unidas para transformar a vida de quem mais precisa.”
Acompanharam também a visita institucional a diretora do Foro de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo; o juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho; o diretor-geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso Filho; a secretária da Mulher de Palmas, Solange Duailibe; a superintendente da Casa da Mulher Brasileira, Monik Carreiro; a diretora do Centro de Referência da Mulher Flor de Lis, Loanne Magalhães; a coordenadora, inspetora-chefe da GMP, Letícia Bordin; e demais servidores e servidoras.
Casa da Mulher Brasileira
Gerida pela Secretaria Municipal da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira, foi inaugurada em março deste ano, sendo referência no enfrentamento à violência contra as mulheres, reunindo em um único espaço diversos serviços especializados das esferas municipal, estadual e federal. Com foco no atendimento multidisciplinar e humanizado, o local foi projetado para oferecer acolhimento e suporte integral às mulheres que enfrentam situações de violência.
O espaço fica localizado localizada na Quadra ACSE-90 (902 Sul), Avenida NS-02, e funciona 24 horas por dia. E, segundo a secretária da Mulher, Solange Duailibe, entre os dias 28 de março e 28 de julho, 809 mulheres foram atendidas. “É uma casa tripartite, com serviços disponibilizados por todos os órgãos federais, estaduais e municipais para prestar o melhor atendimento à mulher que necessitar de acolhimento, desde suporte psicológico até abrigo provisório, uma vez que há uma sala de passagem destinada à sua acomodação até que sejam encaminhadas ao abrigo das mulheres, caso necessário”, explicou a secretária.
Comentários estão fechados.