JUS em Ação movimenta Comarca de Goiatins com mutirão judicial e serviços à população


Ponto de partida do projeto JUS em Ação, a Comarca de Goiatins, no Norte do Estado, vive dias movimentados com a realização de mutirões judiciais, prestação de serviços de cidadania à sociedade e atendimentos de saúde voltados a servidores(as) e magistrados(as). Na próxima segunda-feira (1º/9), acontece o grande Dia D do projeto, que visa aproximar o Judiciário da população do interior do estado, com a realização de diversas ações  simultaneamente ao longo do dia, na sede da comarca, que atende aos municípios de Goiatins, Barra Ouro e Campos Lindos.

O JUS em Ação é um projeto itinerante e inovador da Gestão 2025-2027, que vai percorrer todas as regiões do Tocantins, com foco especial nas comarcas de entrância inicial. Em cada edição, o programa levará mutirões judiciais, melhorias estruturais para a comarca, serviços sociais, ações de cidadania e cuidados com servidores(as) e magistrados(s), aproximando o TJTO da comunidade e promovendo transformação social.

“Unidos pela Justiça, comprometidos com a sociedade. Este é o propósito do JUS, que busca com as ações itinerantes pelas comarcas de entrância inicial aproximar o Judiciário da população e levar Justiça, na prática, para as pessoas”, destaca a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, sobre a iniciativa da Gestão 2025-2027.

 

Programação

Na esfera judicial, desde o início do mês, um mutirão de conciliação com cerca de 700 processos está sendo realizado, com o objetivo de agilizar soluções e promover acordos entre as partes, fortalecendo a cultura da pacificação social.

Foto aberta de uma técnica da área de saúde fazenda atendimento a um servidor; ambos estão sentados de frente, ao lado de uma mesa, sendo que a técnica está do lado direito e o servidor à esquerda

Já na área de saúde e bem-estar, os(as)  servidores(as) da Comarca participam de uma série de atividades, incluindo a realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), vacinação e orientações de prevenção.

Além disso, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) está conduzindo ações de conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica, que culminará com a instalação do Banco Vermelho na cidade, no Dia D do projeto. O banco é o símbolo do compromisso do TJTO com a proteção dos direitos das mulheres.

E uma sala, servidora está difrente recebendo vacina aplicada por uma técnica de saude

Dia D

O Dia D será um grande evento presencial na cidade de Goiatins, na próxima segunda-feira (1º/9). A ação contará com a participação da presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini, além de magistrados(as), servidores(as), autoridades locais e parceiros institucionais.

A programação inclui diversos serviços à população, como emissão de documentos, orientações jurídicas e atendimentos de saúde, assim como mini-palestra sobre saúde mental e bem-estar no trabalho, e inauguração do Banco Vermelho. Na oportunidade, também será assinada a Ordem de Serviço para início das obras de reforma da sede da Comarca.

Para o juiz da Comarca de Goiatins, Herisberto e Silva Furtado, a escolha do município como ponto de partida do projeto é motivo de orgulho e expectativa. “O Jus em Ação é um projeto que procura aproximar a Presidência (do TJTO) dos(as) servidores(as) e dos(as) jurisdicionados(as). O projeto busca estreitar os laços entre a cúpula do Judiciário tocantinense e o povo da Comarca de Goiatins”, disse o magistrado, destacando ainda que “Goiatins se sente honrada por ter sido escolhida como a primeira Comarca a ser visitada”.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp