Prefeitura de Palmas garante cadeira de delegada na IV Conferência Estadual LGBTQIA+ do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura de Palmas garante cadeira de delegada na IV Conferência Estadual LGBTQIA+ do Tocantins
Participação reforça compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da rede de proteção e promoção de direitos e integra etapa preparatória para criação do Conselho Municipal da Diversidade
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), garantiu uma vaga representativa na 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Tocantins, realizada de 29 a 30 de agosto. A vaga é para posto de delegada e representa posição importante para que a gestão municipal contribua de forma ativa na formulação de propostas de políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIA+.
O encontro foi promovido pelo Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e da Superintendência de Direitos Humanos e Política de Drogas da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju). O tema da conferência foi “Construindo a política estadual LGBTQIA+ do Tocantins”.
“Nossa participação reforça o compromisso de Palmas em ampliar o diálogo com os movimentos sociais e em fortalecer a rede de proteção e promoção de direitos”, afirmou o gerente de Gestão e Planejamento da Seirdh, Kaio Costa, articulador da política LGBT+ na pasta. A conquista ocorre em um momento em que o Município avança no processo de criação do Conselho Municipal da Diversidade (Comdipa), instância que será fundamental para estruturar políticas públicas locais alinhadas às diretrizes estaduais e nacionais.
A próxima etapa da conferência será realizada na quarta-feira, 3, com a reunião dos delegados para discussão dos quatro eixos centrais: enfrentamento à violência; trabalho digno e geração de renda; interseccionalidade e internacionalização e institucionalização das políticas públicas para a população LGBTQIA+. Os delegados eleitos também representarão o Tocantins na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de outubro de 2025, em Brasília (DF).
Texto: Kaio Costa
Edição: Juliana Matos
Comentários estão fechados.