Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb | Prefeitura Municipal de Palmas
Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb
Próximo encontros serão voltados para os professores de língua portuguesa e matemática, que representam o público-alvo da avaliação
Realizar os encontros formativos com os supervisores pedagógicos das escolas de Palmas, com foco na preparação dos alunos para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi o principal objetivo do encontro realizado na tarde desta terça-feira, 9, no auditório da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed). A partir da próxima semana, os encontros formativos serão voltados para os professores de Língua Portuguesa e Matemática, que representam o público-alvo do Saeb, juntamente com os alunos do 2°, 5° e 9° anos.
O evento foi conduzido pela secretária-executiva pedagógica, Cândida Cecília Arruda, e pela superintendente de Gestão Escolar da pasta, Maria Antônia Almeida, que considera esses encontros fundamentais para que a rede municipal de ensino de Palmas continue sendo referência na educação básica.
“Desde o início do ano letivo as unidades educacionais de Palmas vêm desenvolvendo estratégias que foram consolidadas com o lançamento do programa ‘Conexões da Aprendizagem – Ações Pró-Ideb 2025′. Isso demonstra nossa dedicação com as avaliações do Saeb. Hoje, contamos com a presença dos supervisores pedagógicos, e já realizamos reuniões com diretores. A partir da próxima semana, e até a data da avaliação, que se iniciará em 20 de outubro, nos reuniremos com os professores de língua portuguesa e matemática, que representam o público-alvo do Saeb, além dos alunos do 2º, 5º e 9º anos”, explica Maria Antônia Almeida.
Durante o evento foram apresentados os dados do Sistema de Avaliação da Educação de Palmas (Saep), numa plataforma desenvolvida para consolidar informações abrangentes sobre o desempenho dos alunos da rede de ensino, do 1º ao 9º ano, nas quatro áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. A plataforma oferece dados individualizados por aluno, por rede de ensino e por escola, permitindo comparações e análises entre escolas, turmas e estudantes. Esses dados permitem o acompanhamento do progresso educacional, a identificação de metas e o monitoramento do desempenho, podendo ser utilizados pelos supervisores da Rede com Métodos Educacionais da Semed para dar suporte às escolas, promovendo a colaboração e a troca de experiências.
Ao final, foi apresentado aos supervisores da rede a Estratégia Nacional das Escolas Conectadas – ENEC, em prol da Educação Digital e Midiática, discorrendo sobre ambientes e dispositivos, formação de professores, transformação digital, Conectividade, Currículo e Recursos Educacionais Digitais.
Troca de experiências
Ainda segundo Maria Antônia, está programado para o próximo sábado, 13, uma integração de escolas com bons resultados nas últimas avaliações com outras escolas para troca de experiências. Os encontros serão realizados em dois pólos, sendo um na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares para as escolas parciais e outro na ETI Almirante Tamandaré para as escolas de tempo integral.
Texto: Juscelene Melo
Edição: Iara Cruz
Comentários estão fechados.