Moderno, sustentável e acolhedor, novo Fórum da Comarca de Gurupi será entregue nesta segunda-feira (15/9)
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado há mais de quatro décadas pela população. Nesta segunda-feira (15/9), às 15h30, será inaugurado o novo Fórum da Comarca de Gurupi, que também atende a moradores dos distritos judiciais de Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis e Sucupira.
O evento, que se firma como um marco para a região, contará com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, autoridades e representantes da sociedade.
Para a presidente do TJTO, a inauguração do novo Fórum de Gurupi marca a realização de um compromisso do Judiciário tocantinense com a população da região sul do Tocantins. “A obra vai muito além da entrega de um novo prédio. Ela simboliza respeito, eficiência e acolhimento. Eu comecei a minha carreira na magistratura em Gurupi e sei o quanto essa obra foi esperada. Cada detalhe foi pensado para atender melhor às necessidades da comarca, com estrutura adequada para servidores e magistrados e foco principal em servir bem a sociedade, promovendo uma Justiça mais ágil, humana e acessível”, disse a desembargadora Maysa.
“Este momento reflete o compromisso de várias gestões do TJTO, porque cada conquista só é possível quando caminhamos juntos, evoluindo e buscando aprimoramento constante para cumprirmos a missão de entregar uma Justiça cada vez melhor à população”, complementou a presidente.
Depois de mais de 40 anos funcionando em um prédio construído ainda quando Gurupi fazia parte do estado de Goiás, a terceira maior comarca do estado recebe um espaço digno, acessível e sustentável, preparado para acolher magistrados, servidores e cidadãos com mais segurança e conforto.
Com entusiasmo e gratidão, a juíza diretora do Fórum da Comarca, Edilene Pereira de Amorim Alfaix Natário, destaca a importância desse momento. “Gurupi terá um novo fórum que atenderá a todas as normas de acessibilidade e às condições adequadas para o atendimento aos trabalhadores e ao público em geral”, disse a magistrada.
“Após muitos anos de funcionamento em instalações datadas de 1983, quando o estado de Goiás ainda era a referência, Gurupi, como terceira maior comarca, merecia um novo fórum. Graças ao esforço de muitos, essa importante conquista está se concretizando”, reforçou a juíza Edilene Alfaix.
“Convidamos a todos para celebrar conosco este dia histórico. Estamos muito satisfeitos em oferecer um ambiente que proporcionará segurança, conforto e que atenda aos requisitos de sustentabilidade”, ressaltou a diretora, acrescentando que a cidade compartilha dessa alegria e aguarda este momento com grande expectativa.
Mais espaço, mais Justiça
O antigo Fórum da Comarca de Gurupi, limitado em espaço e estrutura, já não atendia mais às necessidades da crescente demanda judicial da região. Agora, essa realidade vai ganhar um novo capítulo.
Com 8 mil metros quadrados de área construída e investimento de R$ 45 milhões, a nova sede foi planejada para unir modernidade, sustentabilidade e economicidade, conceitos que refletem o compromisso do TJTO com a eficiência e a inovação.
O novo prédio está localizado no Centro Administrativo de Gurupi, no Loteamento Park Filó Moreira, e representa um salto na qualidade da prestação jurisdicional para magistrados, servidores, advogados e cidadãos.
A estrutura passa a abrigar 15 gabinetes, 18 varas judiciais, um moderno salão do Tribunal do Júri com capacidade para 154 pessoas e um estacionamento amplo com 98 vagas para veículos, 22 para motocicletas, 20 para ciclistas, quatro para pessoas com deficiência, 21 para juízes e uma exclusiva para magistrado PCD.
Além disso, o prédio incorpora soluções sustentáveis, como energia fotovoltaica, sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva e componentes de acessibilidade universal, superando as limitações do antigo fórum, que contava com apenas 10 gabinetes, 10 cartórios e um estacionamento restrito a 15 vagas para magistrados.
O Fórum da Comarca de Gurupi leva o nome: “Juiz Amilton José de Almeida”, conforme Resolução Nº 11, de 1º de junho de 2017.
Sobre a estrutura do novo Fórum de Gurupi |
Estrutura inovadora e sustentável
|
Comentários estão fechados.