Alunos da Escola Municipal Henrique Talone celebram a cultura tocantinense com o músico e compositor Dorivã | Prefeitura Municipal de Palmas
Alunos da Escola Municipal Henrique Talone celebram a cultura tocantinense com o músico e compositor Dorivã
Educadores e alunos da Escola Municipal Henrique Talone participaram de uma série de atividades sobre a arte cultural do estado do Tocantins
Uma unidade educacional respirando a cultura tocantinense por vários dias. Esse foi o cenário e o sentimento dos educadores e alunos da Escola Municipal Henrique Talone, situada na Arne 24 (210 Norte), depois de uma série de atividades que estiveram envolvidos sobre a arte cultural do estado do Tocantins. Mas a manhã desta sexta-feira, 12, foi ainda mais especial para os estudantes que receberam o músico e compositor tocantinense Dorivã.
Com mais de 45 anos de carreira, Dorivã leva através das suas músicas detalhes sobre as riquezas naturais, culturais e as tradições do Tocantins. Assim, o músico aproveitou o convite dos alunos para contar um pouco da sua trajetória como artista, cantar algumas canções e também tirar dúvidas da sua caminhada como artista regional.
Na quadra da escola, Dorivã cantou com as crianças canções conhecidas como ‘Passarim do Jalapão’, que é um dos seus maiores sucessos, e ‘Romeiro do Bonfim’, composição que homenageia uma tradição religiosa do Estado. Em seguida, o artista se reuniu em sala de aula com os alunos do 7º ano, pois a turma escolheu pesquisar a biografia do músico. Lá, ele contou com detalhes como iniciou sua carreira, falou sobre a profissão, do porquê ter escolhido cantar músicas regionais, dos desafios e também das alegrias.
“Foi mais um dia gratificante e marcante para minha jornada. Falar sobre a nossa cultura, sobre o nosso Estado é sempre muito bom. Recebi o convite e fiquei muito honrado, pois sei que deixei aqui um pouco da nossa história e das nossas tradições e também aprendi muito com este momento”, relatou o músico.
Idealizado e coordenado pela professora de artes, Iriene Siqueira Freitas, as etapas do projeto contaram com a parte da pesquisa sobre a história do Tocantins, sua cultura e seus artistas, posteriormente cada turma escolheu um artista para trabalhar e compartilhar o que foi pesquisado com os demais colegas.
A professora Iriene lembra que a iniciativa partiu de uma atividade dentro da aula de arte, onde os alunos estudaram um pouco da história da música brasileira e depois do Tocantins. “Apesar de já ter um tempo que trabalhamos com eles sobre a cultura do estado, foi possível notar que muitos ainda não conhecem, não têm acesso a essas informações, pois são da geração digital e terminam não conhecendo o que está aqui, na raiz. E a intenção foi buscar isso, fortalecer essa raiz, valorizar os artistas que nós temos aqui”, explicou a educadora.
A aluna Alice Vitória Almeida, 12 anos, do 7º ano, revelou que ficou surpresa com a apresentação do Dorivã e da recepção afetuosa de toda a escola com o artista. “Foi bom ver que todos gostaram do projeto, pois no início eu pensei que ninguém ia gostar porque ele não era um artista muito conhecido desta nova geração. Eu e muitos colegas descobrimos muitas coisas que nem imaginamos que o Dorivan tinha feito, onde ele tinha ido, suas músicas e o seu sucesso”, detalhou o encontro.
Texto: Milena Botelho
Edição: Iara Cruz




Comentários estão fechados.