TJTO dá largada ao Judiciário na Medida 2025 com energia, integração e bem-estar


“Espero chegar a dezembro na medida e com saúde. Estou bem animada”, contou, entusiasmada, Zilvânia Pereira Miranda Machado, uma das servidoras que participou do Aulão Inaugural do Judiciário na Medida 2025, programa iniciado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) nesta quarta-feira (17/9). Com sorrisos, música e muita energia, os(as) participantes deram o primeiro passo rumo a uma rotina mais saudável.

Em Palmas, aproximadamente 20 servidores(as) participaram do aulão realizado no estacionamento em frente à Praça dos Girassóis. Já em Araguaína, outros 26 se reuniram no estacionamento do Fórum da comarca, transformando o espaço em um grande palco de movimento e disposição.

Em Gurupi, a programação começou nesta quinta-feira (18/9) com avaliações nutricionais e físicas. O aguardado aulão será realizado nesta sexta-feira (19/9), às 18h30, no estacionamento do novo Fórum Juiz Amilton José de Almeida, localizado no Centro Administrativo da cidade. Ao todo, 13 inscritos(as) já se preparam para iniciar a jornada.

A foto mostra um grupo de pessoas praticando atividade física ao ar livre. Em destaque, uma mulher sorridente veste camiseta rosa e calça legging estampada colorida, transmitindo energia e alegria durante o exercício.

Quem também está cheia de expectativas é Rosemiria Cláudio Ribeiro Mota, mais conhecida como Rosa, da Divisão de Serviço Geral. Ela decidiu se inscrever no projeto em busca de mais saúde e qualidade de vida.

Entre os profissionais que conduzirão as atividades, o personal trainer Marlon Nathanauê Pereira Barros antecipou o que vem por aí: “Vai ter atividade funcional, puxado por físico mesmo: agachamento, corrida, polichinelo… Vamos trabalhar toda a região do core abdominal, com exercícios de alto gasto calórico, pra galera perder muita caloria e ficar na medida certa”, destacou.

Já a chefe do Centro de Saúde do TJTO (Cesau), Elaine Cristina Ferreira, explicou que, neste ano, o projeto traz como novidade a avaliação por bioimpedância. “Os servidores passam por uma avaliação física, médica e nutricional. Eles são acompanhados durante três meses, com aulas três vezes por semana, e ao final passam por uma nova avaliação. Também há o estímulo da competição saudável, com novos desafios voltados para a saúde física e mental”, destacou.

Para ela, o exercício físico é um verdadeiro “santo remédio”, que atua em várias dimensões do corpo e da mente. “Pensando na saúde mental, na ansiedade, no estresse, o Judiciário na Medida vem para contrabalancear isso e estimular as pessoas a praticarem mais atividade física. É um começo, mas a gente espera que seja a alavanca para que continuem com a prática regular de exercícios”, ressaltou.

 

Mudança de hábitos

Após o pontapé inicial, as atividades seguem três vezes por semana: segundas, quartas e sextas-feiras, sempre ao final do expediente. Com orientação dos profissionais do Cesau, os(as) participantes terão acompanhamento nutricional e incentivo.

Mas o programa vai além da atividade física: propõe uma competição saudável entre as comarcas, incentivando também a alimentação equilibrada, a prática de atividades extras e o cuidado com o bem-estar mental.

Entre os critérios de pontuação estão: assiduidade nas aulas, perda de peso medida por bioimpedância, envio de fotos de refeições saudáveis e relatos de práticas de lazer e relaxamento, como leitura, música, jardinagem ou momentos com a família e os pets.

A foto mostra duas mulheres realizando um exercício físico em dupla, ao ar livre, sobre um piso de pedras.

Reconhecimento

O Judiciário na Medida 2025 segue até 5 de dezembro, quando será realizada a premiação dos destaques em cada comarca e os(as) servidores(as) levarão para casa o resultado mais valioso: mais saúde, disposição e qualidade de vida.

“Eu vejo que o Tribunal tem melhorado muito na questão da saúde do servidor. Eu vejo que está investindo muito na saúde. Eu gostei demais e acho muito positivo”, acrescentou Zilvânia Pereira.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp