Prefeitura de Palmas lança projeto de formação prática na Rede de Atenção à Saúde | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas lança projeto de formação prática na Rede de Atenção à Saúde

Iniciativa vai proporcionar vivências aos profissionais do SUS, contribuindo para uma formação comprometida com a resolutividade e a continuidade do cuidado

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), lançou o projeto “Percurso Formativo na RAS do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade”. A Rede de Atenção à Saúde (RAS) é formada por um conjunto de serviços de saúde interligados por mecanismos técnicos, logísticos e de gestão.

O projeto visa fortalecer a integração e a qualificação da atuação dos residentes do Pirs na Ras, promovendo o cuidado integral aos usuários por meio do conhecimento da rede, da articulação entre os serviços e do desenvolvimento de competências multiprofissionais na condução do cuidado em saúde.

A coordenadora do PRMSFC, Ruth Bernardes, destaca que o projeto aproxima os residentes da rede e fortalece o cuidado integral. “A iniciativa Percurso Formativo na Rede de Atenção à Saúde é fundamental para que os residentes conheçam de perto a rede, aproximando a atenção primária dos demais pontos de atenção. Essas visitas já são reconhecidas pelos residentes como uma oportunidade de maior envolvimento e compromisso, favorecendo um cuidado mais integral e valorizando as potencialidades de cada serviço”.

A nutricionista Thaís Verdolin, integrante do apoio técnico, destacou a importância da experiência prática nos Programas de Residência em Saúde. “É importante oferecer conhecimento prático das diferentes realidades assistenciais, formar profissionais críticos e comprometidos com a resolutividade e a continuidade do cuidado, integrar na prática os Programas de Residência e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, aproximando a formação do modelo interprofissional por meio de espaços estruturados de reflexão e aprendizagem”.

O programa vai proporcionar vivências práticas nos serviços da rede de saúde SUS, contribuindo para uma formação crítica, abrangente e comprometida com a resolutividade e a continuidade do cuidado. Também vai promover a integração entre os Programas de Residência por meio de espaços pedagógicos de reflexão e aprendizagem, fortalecendo a RAS e aproximando do ideal de formação de profissionais na perspectiva interprofissional.

Texto: Daniel Reis – estagiário sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp