Xambioá recebe caravana do JUS em Ação com serviços à população e atividades de bem-estar e valorização de servidoras(es)


Entre serviços, diálogos, sorrisos, reflexões e alongamentos, nesta quinta-feira (2/10), foi a vez da Comarca de Xambioá, na região Norte do Tocantins, viver um dia dedicado às ações de justiça, cidadania e de valorização e bem-estar de magistradas(os) e servidoras(es). Com uma programação repleta de atividades, a caravana do JUS em Ação chegou à cidade reforçando o compromisso da gestão com a sociedade, com a saúde integral e com o reconhecimento do corpo funcional do Poder Judiciário tocantinense.

Ação itinerante do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o JUS em Ação em Xambioá começou levando informação, acolhimento e práticas saudáveis para quem faz a Justiça acontecer. Nesta 2ª edição do projeto, o Fórum da Comarca foi palco de um dia inteiro de atividades, que mesclaram momentos de autocuidado, integração e aprendizado.

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, abriu sua fala com gratidão e acolhimento, destacando a alegria de estar em Xambioá em mais uma missão do Projeto JUS.

“O Poder Judiciário é construído a muitas mãos. Nosso trabalho só tem impacto porque há comprometimento e união entre todos”, ressaltou.

Com um tom humano e próximo, a desembargadora enfatizou que o propósito do projeto é ouvir, dialogar e compreender as realidades locais, garantindo mais conforto, oportunidades e acesso à Justiça para quem mais precisa.

A presidente destacou ainda o caráter inovador da iniciativa, que percorrerá diversas comarcas, acompanhando resultados e aprimorando ações.

“Estamos aprendendo juntos, construindo uma gestão consciente, comprometida e que busca resultados reais para a sociedade tocantinense”, concluiu, agradecendo o envolvimento de todos e reforçando o compromisso com uma Justiça humana, participativa e transformadora.

O juiz auxiliar da Presidência do TJTO, Ariostenis Guimarães Vieira, destacou o caráter inovador e transformador do Projeto JUS.

“Em Xambioá, percebemos a importância de envolvermos ainda mais instituições parceiras, como a Polícia Militar, que desempenha um papel essencial na segurança e pode contribuir significativamente nesse processo de aproximação com a sociedade”, pontuou.

Ele ressaltou que o projeto, além de promover a presença do Judiciário nos territórios, também cumpre uma função interna de valorização e escuta das(os) servidoras(es).

Acolhimento e dignidade

O juiz diretor do Fórum da Comarca, José Carlos Ferreira Machado, destacou a honra e a satisfação em receber a caravana do JUS em Ação e reconheceu o impacto transformador do projeto junto à comunidade local.

“Xambioá dá um passo importante rumo à igualdade, à cidadania e ao acesso facilitado à Justiça, acolhendo um projeto que valoriza a dignidade humana e aproxima o Judiciário das pessoas”, afirmou.

O magistrado também enfatizou a necessidade de humanizar cada vez mais o sistema de Justiça, sobretudo diante do avanço da inteligência artificial, reforçando que é essencial garantir que o cidadão se sinta próximo de juízes e servidores.

“O projeto JUS cumpre esse papel ao promover um contato humano e empático, beneficiando especialmente os mais vulneráveis”, completou, agradecendo em nome de toda a comunidade.

Valorização e avanços

Durante bate-papo com as(os) servidoras(es), o coordenador de Gestão Estratégica do TJTO, Renato Alves, apresentou um balanço das principais conquistas alcançadas neste primeiro ano de gestão, destacando melhorias estruturais, programas de valorização e incentivos voltados à saúde e à qualidade de vida das(os) servidoras(es).

Dentre as melhorias, foram citadas a entrega de novos nobreaks e a instalação da antena Starlink na Comarca, além de manutenções em aparelhos de ar-condicionado e a reforma do prédio do Fórum. “A gestão está olhando para vocês com um olhar diferente. Já foi assinada a ordem de serviço para dar uma melhor estrutura para os servidores e receber bem a comunidade”, ressaltou, ao citar também benefícios como cuidados com a saúde, reajustes da data-base e URV.

Saúde e resultados

Ainda pela manhã, foram apresentados os resultados do Projeto de Prevenção em Hipertensão, Diabetes e Doenças Vasculares (PPHDD) em Xambioá. O médico nutrólogo Flávio Cavalcante e o enfermeiro Bruno Ribeiro apresentaram os dados coletados, a exemplo de índice de massa corporal, pressão arterial, glicemia e prática de atividade física, no período de 15 a 19 de setembro, como parte do programa.

Também abordaram a importância de prevenir doenças crônicas e estimular o autocuidado, destacando os objetivos do projeto e compartilhando recomendações práticas.

O médico reforçou a importância da prevenção e da disciplina na prática regular de atividades físicas, destacando que muitas pessoas ignoram sinais do corpo e postergam cuidados essenciais. “A atividade física é uma das principais aliadas na prevenção de doenças crônicas e degenerativas”, observou.

Saúde emocional e ambiente de trabalho

O psiquiatra Wordney Camarço, do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi), abordou a saúde emocional no ambiente de trabalho, destacando fatores que podem contribuir para o adoecimento, como aspectos organizacionais, relacionais e agravantes.

O médico ressaltou que o trabalho pode promover saúde ou causar adoecimento, conforme o ambiente e as condições em que é realizado. Segundo ele, um ambiente saudável é aquele que acolhe, dialoga e valoriza o equilíbrio emocional, permitindo que servidores compartilhem desafios e encontrem apoio mútuo.

Também enfatizou a importância de capacitar lideranças para uma gestão mais humana e de estimular fatores de proteção, como hábitos saudáveis, espiritualidade e convivência comunitária. “A prevenção nasce no cotidiano: ambientes empáticos e humanizados fortalecem a saúde mental e o bem-estar coletivo”, concluiu.

Reconhecimento e gratidão

Um dos momentos especiais da programação foi a homenagem a servidoras(es) com maior tempo de dedicação ao Judiciário, reconhecendo histórias de compromisso e trajetória na Comarca de Xambioá, que possui 18 servidoras(es).

Na ocasião, foram homenageadas(os) com certificados de reconhecimento institucional as(os) servidoras(es): Clinéia Costa de Sousa Neves, com 30 anos de Judiciário; Francisco das Chagas Silva, com 20 anos; Maria de Fátima Vieira Rolin, com 10 anos; e o juiz José Carlos Ferreira Machado, também com 10 anos.

“Sou grata por todas as oportunidades. Me sinto feliz e reconheço a minha contribuição ao desenvolvimento da sociedade e de diversos municípios. Agradeço a Deus por este momento. É gratificante que o Tribunal de Justiça se preocupe não apenas com o desempenho dos servidores, mas também com seu bem-estar psicológico, profissional e físico”, disse a servidora Clinéia, que é colaboradora da Comarca desde 1994.

Movimento, pausa, cuidado e equilíbrio

Durante o JUS em Ação, o auditório do Fórum se transformou em um espaço de descontração e equilíbrio, sob a coordenação da equipe do Centro de Saúde do TJTO. Ginástica laboral, práticas de mindfulness e palestras sobre fitoterapia no trabalho convidaram os participantes a respirar fundo e refletir sobre a importância de cuidar da mente e do corpo no ambiente profissional.

No período da tarde, a programação segue com atendimentos médicos, psicológicos e psiquiátricos, além de orientações individuais e oficinas práticas sobre ergonomia, promovendo uma experiência completa de autocuidado e valorização.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp