Palmas destaca importância da inclusão e equidade durante inauguração do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista | Prefeitura Municipal de Palmas
Palmas destaca importância da inclusão e equidade durante inauguração do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista
Na ocasião, a titular da Semed, Anice Moura, representou o prefeito Eduardo Siqueira Campos
Representando o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, a secretária municipal da Educação, Anice Moura, participou nesta terça-feira, 7, da inauguração do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea). O local passa a ser referência no atendimento a pessoas com TEA e suas famílias, além de atuar como centro formador para profissionais das redes de saúde e educação de todo o Estado.
Durante a cerimônia, a secretária destacou a importância da criação do espaço e reforçou o compromisso da gestão municipal com a inclusão e a equidade. “A inauguração do Cetea representa um avanço significativo para o Tocantins. O espaço simboliza cuidado, escuta e respeito às diferenças. Em nome do prefeito Eduardo Siqueira Campos, reafirmo o compromisso da Prefeitura de Palmas em fortalecer as ações de acolhimento e ampliar as oportunidades para que todas as crianças possam aprender e se desenvolver em sua plenitude”, afirmou.
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, ressaltou o compromisso com políticas públicas de inclusão e dignidade humana, destacando o Cetea como um marco histórico para a saúde e a educação. “É dever do poder público garantir assistência a todos que precisam. Este novo espaço oportuniza às crianças com Transtorno do Espectro Autista o direito de desenvolver suas potencialidades, e as famílias encontrarão apoio e orientação”, disse.
Atendimento especializado
Com investimento inicial de R$ 13 milhões, o centro será administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e ofertará, nesta primeira etapa, 250 vagas, com possibilidade de ampliação. Além do atendimento especializado, o Cetea oferecerá terapias, atividades de arte, cultura, esporte e lazer, e também atuará como centro formador, capacitando equipes dos 139 municípios tocantinenses para disseminar práticas de cuidado e atendimento especializado em todo o Estado.
Texto: Vania Machado (Com informações da Ascom SES e Secom Tocantins)
Edição: Iara Cruz
Comentários estão fechados.