Doutorandos do curso de Governança e Transformação Digital da UFT conhecem gestão da educação de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas
Doutorandos do curso de Governança e Transformação Digital da UFT conhecem gestão da educação de Palmas
Visita à Secretaria Municipal da Educação busca alinhar teoria acadêmica e prática administrativa para aprimorar políticas públicas
Na manhã desta quarta-feira, 8, um grupo de doutorandos do Programa de Pós-graduação em Governança e Transformação Digital (PPGGTD), ofertado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Ministério da Educação, foi recebido pela equipe de gestão da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed). O encontro teve como objetivo fomentar o diálogo entre a teoria acadêmica e a prática administrativa na educação.
A visita foi organizada pela UFT em colaboração com a equipe da Semed e contou com a presença de gestores e técnicos da pasta, do secretário de gabinete Carlos Antônio da Costa Junior, que, na ocasião, representou o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, além dos pós-graduandos.
No decorrer do encontro, a secretária da Educação, Anice Moura, fez uma apresentação institucional da rede municipal de ensino de Palmas, abordando sua história, abrangência, números de escolas e alunos, e a estrutura administrativa e organograma da rede. “Os doutorandos que compõem essa turma são profissionais que, em sua grande maioria, atuam no MEC, portanto acho muito relevante que vejam de perto como funcionam os fluxos de uma rede municipal real. Acredito que assim, poderão alinhar melhor teoria e prática para gerar soluções que sejam aplicáveis e sustentáveis”, ressaltou a secretária, agradecendo a visita do grupo.
Para o coordenador do curso, professor doutor Gentil Veloso, a visita foi uma oportunidade valiosa para mostrar os avanços e também as dificuldades da Capital, reforçando que a parceria com a UFT e com os doutorandos pode contribuir para o aprimoramento de políticas públicas locais.
Após a recepção formal, na sede da secretaria, os doutorandos foram convidados a conhecer a estrutura da Semed e também de algumas unidades educacionais para observar in loco o funcionamento, os programas desenvolvidos pela educação pública municipal e o modelo de governança adotado pela gestão local.
Texto: Milena Botelho
Edição: Fernanda Sousa


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