TJTO participa da abertura do Congresso Tocantinense de Direito e Processo do Trabalho
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, participou nesta quinta-feira (9/10) da cerimônia de abertura do Congresso Tocantinense de Direito e Processo do Trabalho, realizada no auditório do TJTO, em Palmas.
O evento, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), reúne integrantes da Justiça do Trabalho do Tocantins e do Distrito Federal, com o objetivo de promover atualização jurídica, intercâmbio técnico e o fortalecimento institucional do sistema de Justiça.
Durante a solenidade, a presidente Maysa Rosal destacou os princípios que norteiam a atuação do Judiciário tocantinense.
“No âmbito do Tribunal de Justiça do Tocantins, reforçamos diariamente o compromisso com a valorização da pessoa humana e com a efetividade dos direitos fundamentais. Ideais que movem também a Justiça do Trabalho, visando entregar uma justiça acessível, célere e capaz de responder aos anseios da população”, afirmou.
O congresso foi aberto pelo presidente do TRT10, desembargador José Ribamar Lima Júnior, e teve como conferencista o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar Rodrigues.
“É um espaço para refletirmos juntos sobre os desafios e as transformações do mundo do trabalho, especialmente neste momento de transição tecnológica, em que assistimos a mudanças profundas na forma de produzir, nas relações laborais e na atuação dos tribunais, pontuou o ministro”
Estruturado em quatro eixos temáticos: Direito Material do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Inovações Tecnológicas e o Mundo do Trabalho e Desafios Institucionais da Justiça do Trabalho, o congresso segue até esta sexta-feira (10/10), com palestras sobre voltadas à atividade jurisdicional, entre eles: “Os impactos do Tema 1389: desafios e perspectivas na Justiça do Trabalho”, “Saúde mental e riscos psicossociais nas relações de trabalho”, “Dignidade humana nas relações de trabalho e combate à discriminação” e “Inteligência artificial generativa no Poder Judiciário”.
Entre os palestrantes, desta sexta-feira, está o juiz do Poder Judiciário do Tocantins, Roniclay Alves Morais, com o tema “Simplificação da Linguagem: Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples”, com destaque para a importância de tornar a comunicação jurídica mais clara e acessível à sociedade.
A conferência de encerramento “ O Direito do Trabalho e o Mundo do Trabalho em Transformação” será feita pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Maurício Godinho Delgado.
Comentários estão fechados.