Ações de fiscalização e educação da Prefeitura de Palmas reduzem em mais de 24% o número de óbitos no trânsito da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas


Ações de fiscalização e educação da Prefeitura de Palmas reduzem em mais de 24% o número de óbitos no trânsito da Capital

Índice, referente aos primeiros nove meses de 2025, reflete a atuação da Mobilidade Urbana voltadas à preservação da vida

Entre janeiro e setembro deste ano, a Prefeitura de Palmas registrou uma redução de 24,5% no número de mortes no trânsito em relação ao mesmo período do ano anterior. Até setembro de 2024, foram contabilizados 53 óbitos em sinistros de trânsito, 13 a mais do que neste ano até então. Os números são resultado do levantamento das equipes do Programa Vida no Trânsito.

A redução confirma a eficácia das ações preventivas e educativas promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, que integram o Programa Vida no Trânsito (PVT), iniciativa alinhada às diretrizes da Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, além das ações nas escolas, as campanhas de fiscalização e de conscientização alcançam também pais, trabalhadores e motoristas em geral, por meio de palestras realizadas em empresas e vias públicas. “Nenhum esforço é demais quando se trata de preservar vidas no trânsito. É essencial incentivar o cuidado tanto entre quem um dia será condutor e usuário ativo, quanto entre aqueles que já o são”, destaca.

No total, de janeiro a setembro, os agentes de trânsito promoveram mais de 6 mil ações de fiscalização, conscientização e atendimentos de ocorrências. Além disso, também foram realizadas 115 ações educativas em escolas, instituições e empresas de Palmas, por meio da Gerência de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Programa Vida no Trânsito
Com foco na segurança viária e na redução de fatores de risco, o Programa Vida no Trânsito reúne esforços de diferentes setores, como a saúde, segurança pública e trânsito, em atuações integradas. As medidas incluem campanhas educativas, implantação de faixas elevadas para pedestres, instalação de redutores de velocidade e ampliação da sinalização vertical e horizontal.

A Secretaria de Mobilidade Urbana atua também com base no estudo de dados, e direciona suas ações aos principais fatores de risco identificados em Palmas: excesso de velocidade, uso de álcool ao volante, desrespeito à sinalização e falta de dispositivos de segurança.

Suas operações incluem fiscalização intensificada em horários e locais estratégicos, campanhas educativas de conscientização, parcerias com órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a integração de dados com os setores da saúde e segurança pública.

Texto: Samuel Cunha, sob a supervisão do jornalista Abelson Ribeiro
Edição: Fernanda Sousa



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp