Construção coletiva e aprendizado marcam Circuito A voltado à Educação Infantil de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas


Construção coletiva e aprendizado marcam Circuito A voltado à Educação Infantil de Palmas

Mais de 500 educadores da rede municipal de ensino se reúnem para participar da programação

Mais de 500 educadores da rede municipal de ensino de Palmas que atuam com a Educação Infantil se reuniram na manhã desta sexta-feira, 17, no auditório da ETI Elizângela Glória, para participar da programação do Circuito A, como o tema ‘O encantamento que emerge das crianças”. A abertura do evento contou com a apresentação musical ‘Flor de Sal’ do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mundo Feliz.

Promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), o evento reúne professores, gestores, coordenadores e supervisores pedagógicos em uma jornada de reflexões e trocas de experiências sobre as práticas educativas voltadas à infância. 

A secretária-executiva pedagógica, Cândida Cecília, reforçou que o Circuito A vai além de um espaço formativo, pois valoriza o olhar sensível dos educadores sobre o processo de aprendizagem das crianças. “O encantamento é o que nos move e nos conecta às crianças. É na escuta, na observação e na vivência cotidiana que nascem as descobertas e o verdadeiro sentido da educação infantil”, disse.

A palestra da professora doutora em Educação, Mariana Venafre trouxe um olhar mais apurado sobre a infância como território da curiosidade, abordando as implicações para prática docente. “A escola é o laboratório de cidadania. Nela, as crianças aprendem que o conhecimento acontece numa construção coletiva. É ali que elas experimentam, pela primeira vez,  sentido de comunidade, de corresponsabilidade e de pertencimento”, completou.

Durante o encontro, que segue na parte da tarde, os participantes compartilham experiências bem-sucedidas desenvolvidas nas escolas e cmeis da rede. 

Texto: Milena Botelho

Edição: Denis Rocha



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp