Saúde Municipal promove fiscalização conjunta para controle sanitário de bebidas em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas
Saúde Municipal promove fiscalização conjunta para controle sanitário de bebidas em Palmas
Iniciativa foi motivada por registros de casos de adulteração de bebidas destiladas com metanol no País
A fiscalização de bebidas alcoólicas foi intensificada nesta quinta-feira, 23, durante uma ação conjunta da Prefeitura de Palmas, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, a Vigilância Sanitária Estadual e o Procon Tocantins, dentro da programação do Dia D de combate à comercialização de produtos irregulares. A iniciativa foi motivada por registros de casos de adulteração de bebidas destiladas com metanol no País. Em Palmas, não há casos confirmados, apenas uma suspeita está sob investigação no Hospital Geral de Palmas (HGP).
De acordo com a inspetora sanitária Sara Schons, a operação tem como objetivo verificar a procedência e as condições das bebidas comercializadas. “A gente chega e verifica as bebidas alcoólicas e o serviço como um todo. Conferimos o selo IPI, o registro no Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), as condições da embalagem e observamos possíveis indícios de adulteração”, explicou. Ela acrescentou que a fiscalização é realizada de forma rotineira, com três equipes atuando simultaneamente nas regiões Sul, Norte e Taquaralto, das 14 às 18 horas.
Para Michele Rodrigues, 40 anos, gerente de uma distribuidora de bebidas que atua no ramo há pouco mais de um ano, a fiscalização é positiva e reforça o compromisso com a regularidade. “Sinceramente, para quem trabalha corretamente, não há com o que se preocupar. A gente faz tudo certinho, com qualidade, nota fiscal e impostos em dia. É importante cuidar, porque pode haver produtos adulterados”, afirmou.
Já a empresária Jucenaide Rocha, proprietária da distribuidora Rancho 40, destacou que a presença dos fiscais traz mais segurança tanto aos comerciantes quanto aos consumidores. “Trabalho há dois anos no ramo. O pessoal do alvará sempre vem, o que é muito importante. É uma preocupação enorme, mas necessária. Os selos de cuidado são essenciais. Estamos sempre tentando manter o mercado moderado e organizado”, ressaltou.
Denúncia
A população pode ajudar denunciando sinais suspeitos, a exemplo de preços abaixo do praticado no mercado em geral, embalagens com rótulos mal impressos ou com erros de grafia, lacres violados ou inexistentes, além de cheiro e sabor diferentes do habitual são sinais a serem observados pela população que pode ajudar denunciando.
As denúncias poderão ser feitas diretamente para a Ouvidoria da Semus através 0800-030-1515, (63) 3212-7811 e 3212-7900 ou pela Ouvidoria Geral da Prefeitura pelos números 0800-6464-156 e (63) 3212-7144 ou diretamente no site palmas.to.gov.br/ouvidoria.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas





Comentários estão fechados.