Prefeitura de Palmas reforça compromisso com formação profissional durante 15º Encontro Nacional de Residências em Saúde | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas reforça compromisso com formação profissional durante 15º Encontro Nacional de Residências em Saúde

Formação estratégica reforça políticas de qualificação no Sistema Único de Saúde

A Escola de Saúde Pública de Palmas (Espp), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (Semus), participou do 15º Encontro Nacional de Residências em Saúde (Enrs), promovido pelo Movimento Nacional de Residências em Saúde (MNRS), que termina nesta sexta-feira, 24. A conferência teve como objetivo promover a articulação e a troca de experiências entre profissionais da saúde, fortalecendo a formação no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento foi estruturado em três eixos estratégicos: saberes, práticas e desafios; vigilância e cuidado em saúde; integralidade na prática da residência, além de abordar políticas, gestão e sustentabilidade das residências em saúde. Dentre as apresentações, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (Napsi), em parceria com o Programa de Qualificação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Qualifica-Ravs), apresentou três trabalhos desenvolvidos por pesquisadores bolsistas da Espp.

A psicóloga e coordenadora do Napsi, Ludimila Prestes, ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental dos residentes. “Apresentar a experiência do Napsi no Encontro Nacional de Residências é fundamental para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental dos profissionais de saúde, especialmente dos residentes, que enfrentam desafios e complexidades em seu processo de formação e atuação”.

O pesquisador do Qualifica-Ravs, Giorge Carvalho, destacou a oficina como um espaço essencial para diálogo, troca de experiências e reflexão. “Participar do curso foi uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre programas, compartilhar experiências e refletir sobre os desafios e potencialidades das residências, reafirmando o compromisso com a formação e a defesa do SUS”.

A pesquisadora do Qualifica-Ravs, Hianna Ferreira, também enfatizou a importância da formação para o fortalecimento da residência. “Participar do Encontro do Movimento Nacional de Residências em Saúde foi uma experiência valiosa para fortalecer a residência como política estratégica e modalidade formativa essencial na qualificação dos profissionais de saúde, alinhada à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde”.

Texto: Daniel Reis

Edição: Denis Rocha



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp