Com recorde de público, 7ª Corrida da Justiça une pessoas e celebra saúde, inclusão e superação em Palmas neste domingo (26/10)


“Desafio e superação”. A definição é de Felipe Mesquita Mota, 26 anos, atleta com baixa visão, que estreou nas ruas de Palmas na categoria PCD, traduz o espírito da 7ª Corrida da Justiça – Acessibilidade e Inclusão, que vestiu Palmas, na manhã deste domingo (26/10), com a energia de quem acredita no poder do movimento.

Entre passos firmes e sorrisos emocionados, a 7ª Corrida da Justiça transformou a manhã deste domingo em um espetáculo de energia, solidariedade e superação. Com largada na Praça dos Girassóis, em frente ao Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o evento reuniu 1,3 mil participantes, entre magistrados(as), servidores(as) e comunidade, marcando a abertura da X Semana da Saúde do Poder Judiciário do Tocantins e as homenagens pelo Dia do Servidor Público (28/10).

Rapaz com baixa visão participante da corrida; ele está em pé em frente ao prédio do TJTO e usa bermuda preta e camiseta azul da corrida e um guia

“Cruzar a linha de chegada foi gratificante. Uma experiência desafiadora e muito legal”, contou, sorrindo Felipe Mesquita.

Assim como Felipe, centenas de pessoas vestiram camisetas, amarraram os cadarços e aceitaram o convite do Judiciário tocantinense para viver a corrida como metáfora da vida, em que cada passo é conquista, e cada chegada, uma vitória coletiva.

 

Coração em dois ritmos

Grávida de seis meses, Gisele Lopes Rodrigues, 32 anos, também cruzou a linha dos 5 km com leveza e brilho nos olhos.

Participante grávida segura medalha; ela usa short preto e camiseta azul, óculos e viseira

“A experiência foi maravilhosa. Amo correr, é minha paixão. A gravidez não atrapalhou em nada, fui liberada pela médica.”

Ela contou que correu com a Antonella, apontando para o ventre.

Entre os aplausos do público, a jovem Cecília Rodrigues Alves, viveu o sabor da conquista logo em sua primeira competição oficial.

Cinco mulheres no pódio erguem seus trofeus

“Foi maravilhosa! Minha primeira corrida oficial e fico muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar nos 5 km. Agora é só comemorar!”

Outro atleta que viveu a emoção do pódio foi Douglas Medeiros, segundo colocado no geral masculino 5 Km.

Cinco homens no pódio, com os troféus, celebram a vitória

“Foi uma emoção muito grande. Trabalhamos mais de dois meses pra essa corrida. A organização teve um carinho muito especial com os atletas. Agora é só comemorar o RP batido abaixo da meta, que foi 16:26. Muito bom!”, celebrou, orgulhoso.

Entusiasta do esporte, Delma Maria Alves Magalhães, 44 anos, já coleciona participações.

“Perdi as contas de quantas corridas já fiz. Entrei por um grupo de funcional e não parei mais. A Corrida da Justiça é uma das mais bem organizadas”, destacou.

 

Foto aberta de vários corredores na avenida

Percurso da saúde e da inclusão

Com início às 6 horas, a programação começou com aquecimento coletivo conduzido por profissionais de educação física. Às 6h30, a largada preferencial foi dada para pessoas com deficiência, seguida pelos percursos de 10 km, 5 km e caminhada de 3 km.

Durante o trajeto, a organização garantiu pontos de apoio e hidratação, demonstrando o cuidado com todos os participantes.

A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, que participou do evento percorrendo 3 km de caminhada, destacou a importância do evento para integrar saúde, bem-estar e cidadania.

desembargadora Maysa caminha ao lado de outros participantes, todos vestidos com camiseta azul da corrida

“Estamos muito felizes com a participação de todos. É um incentivo para ver que o importante é começar. Muita gente se esforçou, participou e se sentiu acolhida. Sair do sedentarismo é essencial. Trabalhamos muito, passamos por estresse, e cuidar da saúde é fundamental.”

A médica Elaine Ferreira, chefe do Centro de Saúde do TJTO, celebrou o sucesso da edição.

“Tivemos 1.300 inscrições e ainda mais pessoas querendo participar. Promover saúde é nossa meta, e ver o Tribunal, os órgãos parceiros e a comunidade juntos é inspirador.”

 

Medalhas, pódios e reconhecimento

Após a cerimônia de premiação, realizada por volta das 8h30, o clima era de celebração. Medalhas, aplausos e abraços deram o tom da manhã.

Os resultados completos com os nomes dos vencedores estão disponíveis neste link

Vários participantes posam sanimados para a foto

Cidadania em movimento

Promovida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a Corrida da Justiça contou com o apoio da Defensoria Pública do Estado (DPETO), Ministério Público Estadual (MPTO), Ministério Público Federal (MPFTO), OAB Tocantins (OABTO), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10ª) e Prefeitura de Palmas.

 

Confira as fotos oficiais da 7ª Corrida da Justiça  



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp