Serviços, justiça e cidadania marcam o JUS em Ação em Novo Acordo, na região do Jalapão


“É um passo grande para nós.” A frase dita pelo agricultor Marcial Moura da Silva, 60 anos, resume o sentimento coletivo que marcou o JUS em Ação em Novo Acordo, a 116 km de Palmas, nesta segunda-feira (3/11). O agricultor chegou ao Fórum da comarca acompanhado das duas filhas, de 6 anos, em busca da regularização das certidões de nascimento e das identidades delas. O caminho até ali foi longo, 30 quilômetros de estrada de chão. Mas, naquele dia, tudo ficou mais perto. “Aqui a gente resolve sem gastar”, contou.

Novo Acordo teve um dia inteiro dedicado a resolver o que parecia distante. Assim foi o 4º Dia D do JUS em Ação na cidade que é porta de entrada para o Jalapão. Entre histórias, sorrisos e reencontros, a cidade tornou-se cenário de um mutirão de cidadania que levou justiça, documentos e dignidade a quem mais precisa.

A caravana do Poder Judiciário do Tocantins desembarcou no município transformando a rotina pacata em um grande movimento de cidadania. Com atendimentos gratuitos, emissão de documentos e audiências de conciliação, o projeto contabilizou mais de 200 atendimentos e 190 audiências designadas para a comarca, que abrange sete municípios: Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Histórias que contam por si

Cada rosto atendido carregava uma urgência, uma história e uma esperança. Maria da Paixão Ribeiro de Sousa, 65 anos, levou o irmão, Valmir Ribeiro, 70, para corrigir um erro no nome dele, uma letra trocada na certidão de nascimento que impedia a atualização de documentos. “A gente já tinha tentado antes, mas o custo era alto. Aqui, conseguimos resolver sem pagar nada”, explicou emocionada.

Deusimar Gomes da Glória, 58 anos, também saiu satisfeito. Com o documento antigo já desgastado, aproveitou a oportunidade para emitir a nova identidade. “Economizei tempo e dinheiro. Foi bom demais”, disse, com o sorriso simples de quem sente o peso do alívio.

A imagem mostra um homem colhendo a digital do dedo polegar durante o projeto JUS em Ação, realizado em Novo Acordo.

Já Aldairis Araújo Lira, 49 anos, contou que sempre adiava a atualização dos documentos por falta de recursos. “Ter esse serviço aqui facilitou muito. Foi uma ajuda importante”, destacou.

Justiça que alcança

Durante a solenidade de abertura, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, reforçou que o JUS em Ação nasceu com o propósito de levar o Judiciário para mais perto das pessoas. “A cada edição, fortalecemos quatro pilares que sustentam o projeto: o apoio à prestação jurisdicional, a mobilização para causas sociais, a oferta de serviços essenciais e o cuidado com a saúde e o bem-estar de quem faz a Justiça”, destacou.

A imagem mostra a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, discursando ao microfone em um púlpito durante o projeto JUS em Ação. À sua frente, várias pessoas acompanham atentamente, enquanto à esquerda estão autoridades sentadas e, ao fundo, quatro bandeiras compõem o cenário. No lado direito, uma TV exibe a logomarca do projeto.

A presidente agradeceu o empenho de servidores(as), magistrados(as) e parceiros que tornaram o evento possível e enfatizou que a força da iniciativa está em quem acredita no valor da cidadania. “Que o legado do JUS em Ação permaneça, fortalecendo o acesso à Justiça e a dignidade em cada canto do nosso Estado.”

O prefeito de Novo Acordo, Mateus Batista Coelho, também destacou a importância da ação. “Hoje, não estamos apenas ouvindo, mas construindo juntos. O JUS em Ação mostra que, quando Judiciário e Executivo caminham lado a lado, as ações saem do papel e chegam à vida das pessoas.”

Serviços que transformam

Durante o dia, o público teve acesso a uma variedade de atendimentos: emissão de carteiras de identidade nacional (SSP/TO), títulos eleitorais (TRE/TO), certidões e registros de nascimento (CGJUS), além de mutirões de conciliação e mediação (Nupemec) e orientações jurídicas. O evento também reuniu serviços sociais e eleitorais em parceria com órgãos municipais e estaduais, tornando-se um verdadeiro polo de cidadania.

Educação e pertencimento

A programação incluiu ainda a entrega dos certificados e a premiação dos vencedores do Prêmio EducaJUS de Papo com a Justiça, iniciativa que estimula o protagonismo estudantil e fortalece a cultura da cidadania nas escolas.

Quem esteve presente

O evento contou com a presença do promotor de Justiça João Edson de Souza; da juíza Rosa Maria Gazire Rossi, idealizadora do projeto EducaJUS; do prefeito de Aparecida do Rio Negro, Deusimar Pereira Amorim; da prefeita de Rio Sono, Valdéia Martins Rodrigues; dos presidentes das Câmaras Municipais de Lizarda e São Félix do Tocantins, Marizan Ribeiro Marques e Miguel Glória Reis; além da chefe de gabinete da Presidência do TJTO, Lívia Guimarães; da diretora de Gestão de Pessoas, Paula Maia; do coordenador de Gestão Estratégica, Renato Alves; servidores e representantes da comunidade.

 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp