Iniciativas da Prefeitura de Palmas na gestão de resíduos sólidos são apresentadas na COP30 | Prefeitura Municipal de Palmas


Iniciativas da Prefeitura de Palmas na gestão de resíduos sólidos são apresentadas na COP30

Programa Palmas Recicla e iniciativas para destinação de resíduos eletrônicos foram citados em painéis da principal conferência mundial sobre clima e que reúne representantes de todas as partes do mundo em Belém (PA)

O primeiro dia de participação da Prefeitura de Palmas na COP30, principal conferência mundial sobre clima, que ocorre em Belém (PA) foi marcado pela apresentação da gestão de resíduos sólidos da Capital. Dividindo o espaço com representantes com entidades ligadas à temática meio ambiente e líderes de cidades e países de todas as partes do mundo, na terça-feira, 11, o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Isac Braz da Cunha, apresentou os programas e iniciativas executadas na capital mais jovem do Brasil em um painel temático.

O Programa Palmas Recicla foi apresentado como um dos principais exemplos de resíduos sólidos. Hoje a Capital conta com 40 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), espalhados por todas as regiões da cidade, onde a população pode descartar materiais de metal, papel, plástico e vidro.

O presidente da FMA também falou sobre a caravana do Programa do Futuro, referência para coleta de resíduos eletrônicos, que Palmas recebe anualmente, disponibilizando três PEVs em cinco locais estratégicos simultaneamente. Nela, os palmenses podem descartar materiais eletrônicos e eletrodomésticos em desuso, tais como computador, teclado, aparelho celular, cabos, carregadores, máquinas de lavar e monitores.

EcoBus

Também foi apresentado panorama de gestão de resíduos verdes, com o recolhimento de galhadas e processamento e compostagem, além do novo projeto de educação ambiental itinerante, o EcoBus. Será um ônibus personalizado, que será equipado com mobiliário funcional, recursos audiovisuais, com o objetivo de levar conhecimento, conscientização e práticas sustentáveis diretamente para as comunidades.

Intercâmbio

“Participamos de dois painéis muito importantes. Um sobre mudanças de calor extremo e outro sobre as experiências envolvendo resíduo sólido. Ouvimos informações da Prefeitura de Adelaide, na Austrália, sobre as medidas que eles estão adotando para amenizar o calor. Uma delas ficou bem evidente, sendo o alto uso de índice de placas solares e arborização. Então o primeiro dia foi rico de informações, ouvindo gestores da África, Austrália, Inglaterra. Isso é muito importante e a gente vai aprendendo cada vez mais”, declarou Isac Braz da Cunha, presidente da FMA.

Texto: Cyntia Miranda

Edição: Juliana Matos



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp