Centro Municipal de Educação Infantil cria iniciativa para alimentação saudável dos alunos | ASN Tocantins
Em Porto Nacional, o Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Osvaldo Ayres da Silva ganhou notoriedade pelo engajamento e comprometimento em iniciativas inovadoras impulsionadas pela metodologia do programa de Educação Empreendedora do Sebrae Tocantins, o ALI. Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, a instituição participará de uma homenagem em fevereiro, em Palmas.
A escola se destacou por adotar práticas que estimulam a autonomia, criatividade e inovação, o que coloca os alunos como protagonistas, fomenta a evolução de diversas áreas de aprendizagem e fortalece habilidades essenciais para o desenvolvimento.
Segundo a analista do Sebrae Tocantins Carlúcia Saraiva de Brito, a ação tem como objetivo oferecer à comunidade receitas saudáveis e acessíveis, o que incentiva hábitos alimentares nutritivos e o consumo consciente dos alimentos. “Estruturado a partir do plano desenvolvido no âmbito do ALI Educação Empreendedora, o projeto “Comer, crescer e brincar” consolidou-se como uma iniciativa colaborativa, construída pela mobilização de alunos, professores, gestores e profissionais do Sebrae. Ele desenvolve e fortalece habilidades como planejamento, resolução de problemas, trabalho em equipe e protagonismo estudantil, gerando resultados concretos na prática escolar, o que motivou sua inscrição no Prêmio Educador Transformador do Sebrae Nacional”, informa.
A atividade integra também o projeto de Alimentação Saudável, que valoriza a agricultura familiar, os frutos regionais e amplia o aprendizado sobre nutrição e cultura local. Como principal desdobramento, o trabalho resultou na criação do livro de receitas Comer, Crescer, Brincar! Receitas Nutritivas e Divertidas da Nossa Escola. O exemplar enfatiza o impacto do projeto, representa o engajamento de toda a comunidade escolar e inspira outros centros educacionais a adotarem medidas parecidas em suas metodologias.
Millena Carvalho, responsável pelo projeto na escola, explica que cada receita apresenta uma preparação autoral, testada e adaptada com sugestões criativas de apresentação pensadas no universo infantil. “Além de ser uma coletânea de receitas, o livro é um símbolo de aprendizado, afeto e pertencimento. Ele foi idealizado com o coração e construído com base em saberes técnicos, experiências da comunidade escolar e um olhar sensível sobre o papel da alimentação na formação das crianças”, completa.
Ainda conforme a responsável, o projeto priorizou alimentos naturais, respeitando as diretrizes da alimentação escolar saudável e evitando o uso de açúcares brancos e produtos ultraprocessados.
–



Comentários estão fechados.