Formatura do Proerd 2025 reúne 564 estudantes da rede municipal de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas
Formatura do Proerd 2025 reúne 564 estudantes da rede municipal de Palmas
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência entrega dos certificados diante de familiares, educadores, autoridades
Em clima de celebração, 564 estudantes da rede de ensino municipal de Palmas, concluíram a formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência 2025 (Proerd), em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 25, na catedral da Igreja Universal de Palmas. A formatura foi tomada de emoção e o sentimento de dever cumprido durante a entrega dos certificados diante de familiares, educadores, autoridades e instrutores da Polícia Militar do Tocantins.
Participaram da formatura nesta edição, os alunos dos 5º anos das unidades educacionais ETI Almirante Tamandaré, ETI Padre Josimo, Escola Municipal Maria Verônica e Escola Municipal Antônio Carlos Jobim.
Entre as atrações da cerimônia, a Orquestra de Música Juvenil da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) entoou e cativou os estudantes em uma apresentação musical animada. Outro destaque da programação foi a entrada do mascote Daren do Proerd junto com policiais que levantaram a plateia numa grande festa.
Representando o prefeito Eduardo Siqueira Campos, a secretária da Educação de Palmas, Anice de Souza Moura, parabenizou os formandos e reforçou a relevância das aprendizagens construídas ao longo do programa. “Que esta data fique guardada na memória de cada um de vocês como um passo importante para um futuro de paz e prosperidade. Que os ensinamentos do Proerd continuem rendendo frutos e orientando escolhas seguras. Infelizmente, muitas famílias sofrem porque não tiveram a oportunidade que vocês tiveram: aprender a dizer não às drogas. Estamos felizes por essa conquista e por mais uma vez a nossa rede ser contemplada com esse programa tão transformador”, parabenizou os formandos.
Em sua fala na cerimônia, o chefe do estado-maior da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Coronel QOPM Flávio Santos Brito, relembrou a trajetória histórica e social do Proerd, criado no Tocantins em 2002 e que, ao longo dos anos, já alcançou meio milhão de pessoas no estado. “A droga aqui não tem espaço. A violência não tem vez na nossa sociedade. É muito bonito ver pessoas que se aproximam de nossos policiais e dizem: ‘fui atendido pelo Proerd e isso mudou a minha vida’. Essa experiência transforma, dá ferramentas e orienta nossas crianças e adolescentes a dizerem não às drogas e à violência” avalia agradecendo à Prefeitura de Palmas e às escolas da rede pela parceria contínua.
A cerimônia também foi marcada pela emoção de familiares que acompanharam de perto o esforço das crianças ao longo das atividades. Entre elas, Laize Franciele Silva, mãe do estudante da ETI Padre Josimo, Emanuelle Oliveira Almeida, 10 anos, que celebrou a dedicação da filha e também o prêmio recebido pela melhor redação da sua escola. “Eu tô muito feliz e orgulhosa. Ela se empenhou muito, principalmente na redação. Fazia rascunho, rasgava, reescrevia, queria melhorar sempre. E ver esse esforço reconhecido hoje é muito gratificante. Foi merecido”, acredita a mãe orgulhosa.
Além da aluna da ETI Padre Josimo, Emanuele Oliveira Almeida, as alunas da ETI Almirante Tamandaré, Núbia Sofia Xavier, da Escola Antônio Carlos Jobim, Ester lima Santos e da Escola Maria Veronica, Emanuelle Oliveira foram destaques com a escolha da melhor redação de cada unidade educacional. Todas elas receberam como prêmio uma bicicleta. Para premiar também os demais alunos destaques das turmas que participaram do Proerd 2025, 11 estudantes foram selecionados e presenteados com um kit escolar. Os demais formandos levaram para casa o certificado de conclusão.
A formatura encerrou com apresentações, homenagens e a tradicional leitura do compromisso dos alunos formandos com a vida, com a paz e com escolhas saudáveis.
Proerd
É um programa desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com as escolas, que tem como missão prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. Por meio de encontros semanais em sala de aula, policiais militares capacitados atuam como instrutores, promovendo atividades, dinâmicas e reflexões que estimulam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, fortalecem a autoestima e ensinam os alunos a tomarem decisões seguras e responsáveis. O programa também aborda temas como cidadania, convívio social e como resistir às influências negativas do meio.
Texto: Milena Botelho
Edição: Denis Rocha







Comentários estão fechados.