Judiciário do Tocantins participa do IV Encontro Nacional das Redes de Inteligência do Poder Judiciário em Natal (RN)


O Poder Judiciário do Tocantins participou, nos dias 24 e 25 de novembro, o IV Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário, realizado em Natal (RN). O evento reuniu magistrados(as), servidores(as) e especialistas dos quatro ramos da Justiça (Estadual, Federal, Trabalhista e Eleitoral) em um espaço estratégico de cooperação, inovação e aprimoramento da gestão de precedentes e de ferramentas tecnológicas.

Pelo Tocantins, participaram o desembargador Adolfo Amaro Mendes, presidente do Grupo Decisório do Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Cinugep), o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e coordenador do Cinugep, Esmar Custódio Vêncio Filho, e a juíza Silvana Maria Parfieniuk, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

O ministro Sérgio Kukina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), abriu o evento e destacou a Inteligência Judicial como ferramenta de transformação do Poder Judiciário e ressaltou a necessidade de supervisão humana no uso das tecnologias.

Ao longo dos dois dias, a programação incluiu palestras, painéis e oficinas temáticas, com foco especial no enfrentamento às demandas abusivas, no uso de tecnologias para detecção de litigância anômala e na cooperação interinstitucional para qualificar a prestação jurisdicional.

Os representantes do Judiciário do Tocantins avaliam o encontro como bastante produtivo, especialmente pelas discussões sobre inteligência judicial, conceito distinto da inteligência artificial, e pelas estratégias que ampliam a capacidade de resposta dos tribunais.

Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência Judiciária (RPCIJ), o encontro reforçou o caráter colaborativo da rede nacional de inteligência judicial.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp