servidores e servidoras do Poder Judiciário do Tocantins
A caravana do programa JUS em Ação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) chegou, nesta quarta-feira (26/11), à Comarca de Itaguatins, localizada a 616 km de Palmas, para uma agenda voltada ao cuidado e à valorização de servidores e servidoras do Poder Judiciário do Tocantins e atendimentos à população. Pela manhã, as atividades foram direcionadas ao público interno da unidade.
A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal conduziu os trabalhos e foi recebida pelo diretor do Foro, juiz Jorge Amâncio de Oliveira, e pelos magistrados Luiz Zilmar dos Santos Pires e Umbelina Lopes Pereira Rodrigues.
Atualmente, 23 servidores e servidoras, incluindo magistrados, atuam na comarca, que abrange os distritos judiciais de Axixá do Tocantins, Bela Vista, Maurilândia do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Sumaúma.
Apoio institucional e fortalecimento do Judiciário
Durante a abertura, a presidente Maysa destacou a importância da união e do suporte contínuo às comarcas do interior.
“O Poder Judiciário é um só. Independentemente da distância da capital, precisamos manter apoio integral a todas as unidades. Com o processo eletrônico, o volume de trabalho é crescente, e iniciativas como esta são essenciais para garantir fluidez às demandas”, afirmou.

O diretor do Foro, juiz Jorge Amâncio, ressaltou o caráter humano e integrador da ação.
“O Judiciário existe para servir às pessoas. Quando trabalhamos com esse propósito, unimos Justiça e sociedade em torno de um mesmo objetivo”, disse, agradecendo pela visibilidade dada às comarcas menores.
Cuidado com quem faz a Justiça
O coordenador de Gestão Estratégica (Coges/TJTO), Renato Alves, reforçou que o propósito do JUS em Ação é cuidar das pessoas que atendem o(a) cidadão(ã).
“A rotina intensa muitas vezes faz com que o servidor deixe sua saúde em segundo plano. Trazer especialistas e serviços básicos até a comarca é um incentivo ao autocuidado”, observou.
O programa disponibiliza atendimento com médico (nutrólogo e psiquiatra), psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, com possibilidade de continuidade remota após o primeiro atendimento presencial.
Servidores(as) integrados(as)
A diretora de Comunicação Social do TJTO (Cecom), Paula Bittencourt, apresentou aos servidores o Chat Justiça, novo canal institucional do Google Workspace voltado para fortalecer a comunicação interna.
Saúde física e mental em foco
A programação iniciou com atividade de alongamento e respiração conduzida pelas fisioterapeutas do Centro de Saúde do Tribunal (Cesau), Hozana Lemos e Sandra Carvalho, seguida de palestra sobre cuidados com o corpo, com o nutrólogo Flávio Cavalcante e o enfermeiro Bruno Torres.
Eles reforçaram a importância do acompanhamento clínico e laboratorial, da prática de atividade física e da alimentação equilibrada. “A atividade muscular associada a um bom plano alimentar traz benefícios duradouros e previne doenças crônicas”, destacou o médico Flávio Cavalcante.
O psiquiatra do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi), Wordney Camarço, enfatizou que a saúde mental deve ser tratada de forma integral. “Não há saúde sem saúde mental. É fundamental cuidar do físico, do emocional, do social e do espiritual para prevenir adoecimentos”, pontuou.
Fitoterapia e vivência sensorial
Uma dinâmica de meditação com chá foi conduzida pela assistente social do NAPsi, Elizete Alves, que destacou a importância do uso responsável das plantas medicinais, conforme diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC/SUS). Ela compartilhou relato pessoal sobre o uso terapêutico da camomila durante o tratamento de saúde de seu pai.
Homenagens a servidores
No período da tarde, houve um momento de reconhecimento aos servidores e servidoras que completaram 10, 20, 30 ou mais anos de efetivo exercício no Judiciário tocantinense, conforme Portaria nº 2909/2025. A solenidade foi conduzida pela diretora de Gestão de Pessoas (Digep), Paula Maia.
Entre os homenageados, destacou-se Juranilde Rodrigues Apinajé dos Reis, que completou 35 anos de serviços prestados. “É uma felicidade imensa. Esse reconhecimento foi um gesto de humanidade e sensibilidade. Sempre irei me emocionar ao lembrar deste dia”, afirmou, emocionada.
Servidores homenageados
10 anos
- Jorge Amâncio de Oliveira (juiz)
- Leonardo Nascimento Reis
- Luciene Marques Marinho
- Kelcio Cunha Freitas
- Heverton dos Anjos Negreiros
20 anos
- Umbelina Lopes Pereira Rodrigues (juíza)
30 anos
- Luiz Zilmar dos Santos Pires (juiz)
- Juranilde Rodrigues Apinajé dos Reis
- Charles Brito Neres
- José Ribamar Alves Mesquita



Comentários estão fechados.