3ª Reunião de Análise da Estratégia do TJTO apresenta balanço estratégico e destaca evolução na produtividade do Judiciário


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) apresentou, na tarde de sexta-feira (5/12), o balanço dos principais números do Poder Judiciário do Tocantins durante a 3ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do biênio 2025/2027. 

O terceiro e último encontro do ano com a equipe de Líderes foi conduzido pela presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e contou também com a presença da vice-presidente, desembargadora Jacqueline Adorno, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, além dos demais membros da equipe de Líderes da RAE.

Durante a reunião, a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges-TJTO) apresentou o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com os resultados de janeiro a outubro de 2025, além das Metas Estratégicas e Projetos Estratégicos do Poder Judiciário. 

Avanço na produtividade 

Dentre os principais números, o levantamento aponta uma produtividade crescente e a evolução tanto no Índice de Produtividade de Magistrados (IPM) quanto no Índice de Produtividade de Servidores (IPS) ao longo dos últimos quatro anos, de 2022 a 2025. O IPM Real subiu de 1.388 (ano-base 2022/2021) para 1.984 (2025/2024), um aumento de cerca de 42,94%. O IPS Real, no mesmo período, saiu de 87 para 143, um salto de aproximadamente 64,37%. 

No comparativo 2025/2024, o IPM Real do TJTO passou para 1.984, reforçando mais um crescimento em relação aos anos anteriores. O desempenho dos servidores também merece destaque: o IPS Real chegou a 143, número superior ao registrado nos ciclos passados e que se aproxima progressivamente do IPS Ideal, atualmente estabelecido em 157. A evolução demonstra a força do trabalho conjunto entre equipes, gestão e tecnologia aplicada aos fluxos de trabalho.

Equipe de Líderes da RAE do TJTO comandada pela desembargadora-presidente, Maysa Vendramini Rosal

“É por meio desses dados que sabemos o que devemos fazer; e estamos sempre tentando fazer o melhor para o Judiciário. Nossa equipe veste a camisa e todo o esforço e dedicação ficam evidenciados nos dados apresentados. Obrigada a todos e sigamos firmes nos trabalhos do próximo ano”, destacou a presidente do TJTO. 

Judiciário mais inovador

O encontro foi marcado ainda pela apresentação do Plano de Transformação Digital do Judiciário, com destaque para o uso de Inteligência Artificial (IA), o projeto Agentes do Gemini e a ferramenta Gaia, integrada ao eproc. O Plano integra as metas 28, 29 e 30 da gestão 2025–2027 e prevê o acesso de qualidade à internet em todos os fóruns do Estado, assim como a implementação de ações de automação e inteligência artificial nos sistemas internos do TJTO.

Presidindo o Comitê de Apoio à Implantação do eproc (Caeproc/TJ) e a Comissão Auxiliar do eproc, a vice-presidente Tribunal de Justiça, desembargadora Jacqueline Adorno, destacou durante a RAE os avanços do Judiciário na área tecnológica. “Tivemos um ano de muitas conquistas. Foi muito produtivo, vimos o Judiciário avançar muito, e mérito de todos os envolvidos. A exemplo do projeto-piloto Gaia, que nos traz o uso da Inteligência Artificial. Mas devemos estar cientes do uso responsável da IA, lembrando que nunca seremos substituídos”, pontou.

Para o coordenador da Coges, Renato Gomes, “o investimento em novas tecnologias e capacitações do corpo funcional são um balizador para impulsionar cada vez mais o Judiciário tocantinense. Por isso, quanto mais tivermos essa cultura de planejamento a longo prazo, teremos condições de avançar”, finalizou o coordenador Renato, destacando a parceria fundamental da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) na qualificação dos servidores do Judiciário.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp