3ª Reunião de Análise da Estratégia do TJTO apresenta balanço estratégico e destaca evolução na produtividade do Judiciário
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) apresentou, na tarde de sexta-feira (5/12), o balanço dos principais números do Poder Judiciário do Tocantins durante a 3ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do biênio 2025/2027.
O terceiro e último encontro do ano com a equipe de Líderes foi conduzido pela presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e contou também com a presença da vice-presidente, desembargadora Jacqueline Adorno, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, além dos demais membros da equipe de Líderes da RAE.
Durante a reunião, a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges-TJTO) apresentou o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com os resultados de janeiro a outubro de 2025, além das Metas Estratégicas e Projetos Estratégicos do Poder Judiciário.
Avanço na produtividade
Dentre os principais números, o levantamento aponta uma produtividade crescente e a evolução tanto no Índice de Produtividade de Magistrados (IPM) quanto no Índice de Produtividade de Servidores (IPS) ao longo dos últimos quatro anos, de 2022 a 2025. O IPM Real subiu de 1.388 (ano-base 2022/2021) para 1.984 (2025/2024), um aumento de cerca de 42,94%. O IPS Real, no mesmo período, saiu de 87 para 143, um salto de aproximadamente 64,37%.
No comparativo 2025/2024, o IPM Real do TJTO passou para 1.984, reforçando mais um crescimento em relação aos anos anteriores. O desempenho dos servidores também merece destaque: o IPS Real chegou a 143, número superior ao registrado nos ciclos passados e que se aproxima progressivamente do IPS Ideal, atualmente estabelecido em 157. A evolução demonstra a força do trabalho conjunto entre equipes, gestão e tecnologia aplicada aos fluxos de trabalho.
“É por meio desses dados que sabemos o que devemos fazer; e estamos sempre tentando fazer o melhor para o Judiciário. Nossa equipe veste a camisa e todo o esforço e dedicação ficam evidenciados nos dados apresentados. Obrigada a todos e sigamos firmes nos trabalhos do próximo ano”, destacou a presidente do TJTO.
Judiciário mais inovador
O encontro foi marcado ainda pela apresentação do Plano de Transformação Digital do Judiciário, com destaque para o uso de Inteligência Artificial (IA), o projeto Agentes do Gemini e a ferramenta Gaia, integrada ao eproc. O Plano integra as metas 28, 29 e 30 da gestão 2025–2027 e prevê o acesso de qualidade à internet em todos os fóruns do Estado, assim como a implementação de ações de automação e inteligência artificial nos sistemas internos do TJTO.
Presidindo o Comitê de Apoio à Implantação do eproc (Caeproc/TJ) e a Comissão Auxiliar do eproc, a vice-presidente Tribunal de Justiça, desembargadora Jacqueline Adorno, destacou durante a RAE os avanços do Judiciário na área tecnológica. “Tivemos um ano de muitas conquistas. Foi muito produtivo, vimos o Judiciário avançar muito, e mérito de todos os envolvidos. A exemplo do projeto-piloto Gaia, que nos traz o uso da Inteligência Artificial. Mas devemos estar cientes do uso responsável da IA, lembrando que nunca seremos substituídos”, pontou.
Para o coordenador da Coges, Renato Gomes, “o investimento em novas tecnologias e capacitações do corpo funcional são um balizador para impulsionar cada vez mais o Judiciário tocantinense. Por isso, quanto mais tivermos essa cultura de planejamento a longo prazo, teremos condições de avançar”, finalizou o coordenador Renato, destacando a parceria fundamental da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) na qualificação dos servidores do Judiciário.



Comentários estão fechados.