Projeto Judiciário na Medida do TJTO encerra 2025 com resultados expressivos e histórias de superação
O programa Judiciário na Medida, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Centro de Saúde (Cesau), fechou o ciclo de 2025 com números que confirmam expressivo impacto na promoção da qualidade de vida dos(as) servidores(as) do Judiciário. Na noite desta quarta-feira (10/12), servidores e servidoras da Comarca de Palmas se reuniram para comemorar os avanços alcançados ao longo do ano. Nesta edição, ao todo, participaram 60 pessoas, sendo 20 de cada comarca.

A gestora do projeto, a fisioterapeuta Sandra Carvalho, apresentou o relatório final durante o encontro. O balanço mostra que, somados, os participantes das três comarcas eliminaram mais de 120 kg, reflexo de um conjunto de ações voltadas ao autocuidado. Segundo destacou, o objetivo é fortalecer hábitos saudáveis que sustentam uma boa qualidade de vida. Na avaliação dela, servidores que se cuidam cuidam melhor da Justiça.
Em Palmas, o projeto ofereceu treinos de força e mobilidade três vezes por semana, na Praça dos Girassóis, além de exercícios extras recomendados para os fins de semana. Dois educadores físicos acompanharam de perto cada etapa, e o Cesau disponibilizou acompanhamento nutricional personalizado, ampliando a efetividade das ações.
Uma novidade desta edição foi o sistema de pontuação criado para estimular o engajamento. Frequência nos treinos, realização de atividades complementares, redução do percentual de gordura e adesão ao plano alimentar passaram a valer pontos. Todo o progresso foi registrado em um grupo de WhatsApp, que funcionou como espaço de apoio, troca de experiências e incentivo contínuo.

Primeira colocada no ranking de Palmas, a servidora Cleide Leite de Sousa celebrou mais um capítulo da própria trajetória de superação. “O programa Judiciário na Medida foi um divisor de águas na minha vida, desde a primeira edição, há 10 anos, quando tinha depressão e ansiedade, e então, adquiri o hábito do exercício e muita coisa mudou, mentalmente e fisicamente”, relata, emocionada.
A servidora Silvana Consalhes ressaltou que os benefícios vão muito além da perda de peso.

“As mudanças de hábitos que adotei por causa do projeto transformaram minha rotina. Não se trata apenas de perder peso, passei a me sentir melhor mentalmente, dormir com mais qualidade e ter mais concentração”.
O mesmo encontro de fechamento das atividades ocorrerá em Araguaína, nesta sexta-feira (12/12), e em Gurupi, na próxima segunda-feira (15/12).



Comentários estão fechados.