Política de Educação Especial Inclusiva é o primeiro tema tratado na imersão para novos diretores escolares de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas
Política de Educação Especial Inclusiva é o primeiro tema tratado na imersão para novos diretores escolares de Palmas
A formação é promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e segue até o dia 22 de janeiro, na Escola de Governo do Município, na Capital
Teve início nesta terça-feira, 20, a Imersão Pedagógica, Administrativa e Financeira destinada aos 82 novos diretores das unidades educacionais da rede municipal de ensino de Palmas, que tomaram posse neste ano. A formação é promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e segue até o dia 22 de janeiro, na Escola de Governo do Município, na Capital.
Ao abrir a programação, a secretária municipal da Educação, Anice Moura, reforçou mais uma vez o compromisso com os gestores de caminhar lado a lado durante o processo de gestão das unidades educacionais da Capital. Anice acredita que a formação ajudará na qualificação dos serviços prestados aos alunos e também às famílias, além de alinhar às políticas educacionais da rede. “Cuidar da gestão é cuidar da qualidade da educação. Esse momento formativo é fundamental para que nossos diretores iniciem o ano letivo seguros, bem orientados e comprometidos com uma educação pública cada vez mais eficiente, humana e responsável”, comentou.
Política Nacional
No primeiro dia de programação, os participantes receberam orientações sobre o Decreto nº 12.686, de 20 de outubro de 2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (PNEEI). A condução da organização pedagógica desta modalidade foi guiada pela superintendente de Educação Inclusiva da Semed, Francisca Vera Alves, que aproveitou o momento para fazer um panorama da rede no atendimento dos alunos com deficiência e outras neurodivergências.
“A Política Nacional de Educação Especial Inclusiva reafirma o compromisso com uma escola que acolhe, respeita e garante o direito de aprendizagem a todos. Portanto, queremos assegurar que os gestores compreendam o papel da educação inclusiva no cotidiano das unidades, fortalecendo práticas pedagógicas que considerem as especificidades dos estudantes com deficiência e outras neurodivergências, sempre com o olhar no desenvolvimento integral e na equidade”, disse Francisca Vera Alves.
Troca de experiências
Para a diretora do Cmei Amâncio de Moraes, Maria Clara da Silva, a imersão representa um espaço essencial de preparação. “Participar da imersão formativa destinada exclusivamente aos gestores das unidades educacionais é um momento de grande relevância para o fortalecimento da educação municipal. Como gestora do Cmei Amâncio, vivenciar esse tempo de estudo, troca e reflexão antes do início do ano letivo é fundamental para que possamos iniciar os trabalhos de forma mais organizada, segura e alinhada às diretrizes da rede”, acredita.
O diretor da Escola Municipal Monteiro Lobato, Júbio Paulo Pereira Pinto, também avaliou de forma positiva o primeiro dia da formação, especialmente para quem está iniciando na função. “Vejo com muito bons olhos esse momento, principalmente para quem está começando na gestão de uma unidade. Essa formação voltada especificamente para a gestão nos permite aprofundar conhecimentos, rever práticas, compartilhar experiências e refletir sobre os desafios cotidianos que envolvem a liderança escolar”, avalia.
Programação
A Imersão Pedagógica, Administrativa e Financeira segue com uma programação intensa até quinta-feira, 22, nos períodos matutinos, das 8 às 12 horas, e vespertino, das 13h30 às 17h30, com debates e rodas de conversas sobre a gestão pedagógica, processos administrativos, execução e prestação de contas dos recursos financeiros, além de diretrizes legais e organizacionais que norteiam o funcionamento das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
Texto: Milena Botelho
Edição: Fernanda Sousa





Comentários estão fechados.