TJTO participa da primeira edição do projeto do TST “Cidadania Aqui Por Você” em Araguatins


A juíza diretora do Foro da Comarca de Araguatins, Nely Alves da Cruz, representou, nesta quarta-feira (4/2), a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, na primeira edição do projeto “Cidadania Aqui Por Você”, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), no município de Araguatins.

“É tanta gente sem registro civil ou de casamento. Muitos precisam regularizar a terra. Então, esse mutirão é muito importante para a nossa região”, destacou a magistrada.

O evento está sendo realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, e segue até o próximo domingo (8/2).

Parceria

O TJTO é parceiro do TST no evento com oferta de diversos serviços à população. A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJTO) realiza atendimentos de conscientização e orientação para o enfrentamento da violência contra a mulher.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/TJTO) presta atendimento pré-processual nas áreas de reconhecimento de paternidade, exames de DNA, união estável e divórcio, além de orientar cidadãos(ãs) sobre o andamento de processos judiciais em curso. 

Durante o mutirão, estão previstas cerca de 35 audiências online de conciliação.

As ações extrajudiciais também integram a programação. O Cartório de Registro Civil de Araguatins participa com a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. No domingo (8/2), terá a cerimônia de casamento civil para 20 casais.

Cidadania Aqui Com Você

Mais de 20 órgãos públicos aderiram à iniciativa, oferecendo atendimentos nas áreas de justiça, previdência, cidadania, saúde e outros serviços essenciais. A ação beneficia moradores do Tocantins, Maranhão e Pará.

Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h, na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, em Araguatins. O encerramento, no dia 8/2, contará com a cerimônia de casamento coletivo.

Esta é a primeira itinerância realizada no âmbito da Política Nacional de Itinerância e Inclusão Digital da Justiça do Trabalho, aprovada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em dezembro de 2025.

 

 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp