“A verificação dessas iniciativas positivas merece aplauso da Corregedoria Nacional”, destaca ministro Campbell ao ler relatório de inspeção


Após três dias de trabalhos voltados à avaliação das atividades judiciais e administrativas de unidades de 1º e 2º graus, além de serviços extrajudiciais e setores administrativos, o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, afirmou que “a verificação dessas iniciativas positivas merece aplauso da Corregedoria Nacional”. A declaração foi feita na solenidade de encerramento da inspeção realizada de 24 a 26 de setembro no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), transmitida ao vivo pelo canal do TJTO, nesta sexta-feira (26/9).

Ao ressaltar os achados positivos durante os trabalhos, o ministro citou como exemplo o Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais (Gise), da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Tocantins (CGJUS-TO) e o sistema GiseLi, solução de Inteligência Artificial integrada ao GISE. “É um sistema que garante segurança e rastreabilidade”, destacou, ao frisar o desenvolvimento do sistema pela equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça.

Também elogiou, na área administrativa, a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges).  Segundo o ministro,  o setor apresentou um ambiente de modernização e aprimoramento da governança e reflete a atuação competente e comprometida dos(as) servidores(as) da unidade, merecendo destaque a gestão de metas do Poder Judiciário com a utilização de ferramentas eficientes para o desempenho da função”. 

Outro ponto destacado foi a iniciativa da área de segurança na contratação de um sistema de monitoramento que irá “representar economia bastante significativa para ao Tribunal com a redução de contratos de terceirização”. 

Sobre os gabinetes, o ministro destacou que a equipe não encontrou processos paralisados há mais de 100 dias o que, para Mauro Campbell,  “sinaliza o comprometimento das diversas unidades com a presteza no desempenho da prestação jurisdicional”.

Fortalecimento do Judiciário

Em sua fala, a presidente do presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, agradeceu o empenho dos 10 juízes(as) e 22 servidores(as) da Corregedoria Nacional e a “disponibilidade e o espírito de cooperação” de todos(as) os(as) servidores(as) e magistrados(as) do Tocantins pelo trabalho desenvolvido na inspeção, por deixar o Tribunal tocantinense “mais fortalecido e melhor direcionado”.

Presidente Maysa Rosal aponta fortalecimento do TJTO após inspeção

A desembargadora enfatizou que o reconhecimento às boas práticas do TJTO, apontadas pela inspeção, impulsiona o Judiciário tocantinense “na construção de um judiciário cada vez mais íntegro, moderno e humano”. 

“Foram importantes momentos de troca, de aprendizado e de fortalecimento institucional. A inspeção trouxe luz a muitos pontos relevantes, ao mesmo tempo em que nos mostrou os caminhos que percorremos na direção correta”, destacou a presidente.





Dispositivo de honra

Desembargadoras Maysa Vendramini Rosal (presidente do TJTO), Jacqueline Adorno (vice-presidente do TJTO) o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell; o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e coordenador dos trabalhos da inspeção, desembargador Arnoldo Camanho; as desembargadoras e juízas auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça Agamenilde Dias e Simone Lucindo; o desembargador Pedro Nelson De Miranda Coutinho (corregedor-geral da Justiça do Tocantins); o presidente da OAB- Tocantins, Gedeon Pitaluga Júnior; o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade, a secretária-chefe da Casa Civil Irana de Sousa Coelho Aguiar, representando o governador Laurez Moreira; o subdefensor público-geral do Tocantins Danilo Frasseto Michelini; a juíza Julianne Freire Marques, vice-presidente administrativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o juiz Alan Martins Ferreira, presidente da Associação dos Magistrados Tocantinense (Asmeto).



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp