Abertas inscrições para mestrados e doutorado ofertados pela Esmat e UFT


Quem está de olho em dar um próximo passo na formação acadêmica já pode se organizar. A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), está com inscrições abertas para dois cursos de mestrado e um de doutorado em 2026.

As oportunidades contemplam áreas estratégicas para o Sistema de Justiça e para a gestão pública, com prazos distintos e processos seletivos já em andamento.

Mestrado e Doutorado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH)

Estão abertas, até às 16h59 do dia 30 de janeiro, as inscrições para o Mestrado Profissional e ao Doutorado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH), programa associativo entre a Esmat e a UFT.

Os cursos são voltados a profissionais graduados(as) (no caso do doutorado, com título de mestre(a)), especialmente magistrados(as), servidores(as) e integrantes de instituições parceiras do Sistema de Justiça, com foco na efetividade da jurisdição e na promoção dos direitos humanos.

Os editais passaram por retificação, com atualização de informações, incluindo a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) entre as instituições contempladas e ajustes no quantitativo de vagas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC) da Esmat, com taxa de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). O processo seletivo envolve etapas como homologação, avaliação de projeto, entrevista e análise de títulos (barema).

Dúvidas podem ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Editais

Edital N° 056/2025 – Mestrado

Edital N° 055/2025 – Doutorado

Retificações (8/1)

Retificação – Edital N° 059/2026 – Doutorado

Retificação – Edital N° 060/2026 – Mestrado

Anexos

Anexo 1 – Ficha de Inscrição Complementar – Mestrado

Anexo 1 – Ficha de Inscrição Complementar – Doutorado

Anexo 2 – Avaliação do Projeto – Mestrado

Anexo 2 – Avaliação do Projeto – Doutorado

Anexo 3 – Avaliação da Entrevista sobre o Projeto – Mestrado

Anexo 3 – Avaliação da Entrevista sobre o Projeto – Doutorado

Anexo 4 – Barema de Títulos – Mestrado

Anexo 4 – Barema de Títulos – Doutorado

Anexo 5 – Termo de Autodeclaração Étnico-Racial

Anexo 6 – Declaração de Pertencimento Étnico (Indígena)

Anexo 7 – Declaração de Pertencimento Étnico (Quilombola)

Anexo 8 – Declaração de Pessoa com Deficiência

Anexo 9 – Termo de Responsabilidade e Veracidade das Informações

Edital N° 057/2025 – Comissão de Seleção do Doutorado

Edital N° 058/2025 – Comissão de Seleção do Mestrado

Mestrado em Governança e Transformação Digital (PPGGTD)

Também seguem abertas, até 27 de fevereiro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital (PPGGTD), ofertado pela UFT em parceria com a Esmat.

O curso é voltado a magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e oferece 15 vagas, com aulas presenciais previstas para a sede da Esmat, em Palmas.

A proposta do mestrado é desenvolver competências em governança digital, gestão baseada em dados, inteligência artificial e transformação tecnológica, com duas linhas de pesquisa: Governança Digital em Organizações e Modelagem Computacional para Transformação Digital.

O processo seletivo inclui prova de títulos e avaliação de proposta de pesquisa com entrevista. As entrevistas estão previstas para os dias 9 e 10 de março, com resultado final em 17 de março. As aulas têm início previsto para o dia 23 de março.

Informações podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Edital N° 01/2026 – Mestrado

Certidão de Vínculo Funcional

⚠️ Atenção! Nos três editais, é exigida a apresentação da Certidão de Vínculo Funcional para magistrados(as) e servidores(as). O documento pode ser emitido diretamente no site da EGESP, em https://gestaodepessoas.tjto.jus.br/.

Para gerar a certidão, basta acessar o perfil no sistema e, no menu lateral esquerdo, clicar em Certidões, selecionar Certidão de Vínculo Funcional, clicar em Gerar nova declaração de vínculo e, por fim, fazer o download da declaração pelo botão disponível no lado direito da tela.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp